Nesta quinta-feira, 29 de agosto de 2024, a Polícia Civil de Minas Gerais, por meio da Delegacia Regional de Sete Lagoas, realizou a operação Back Stage, voltada para combater a entrada de drogas e aparelhos celulares no Presídio Promotor José Costa.
As investigações apontaram que, por meio dos celulares contrabandeados, detentos gerenciavam o tráfico de drogas tanto dentro quanto fora da unidade prisional, além de recrutar indivíduos para transportar itens ilícitos para o presídio. Em muitos casos, companheiras e familiares dos presos desempenhavam um papel crucial nesse esquema de contrabando.
A operação resultou no cumprimento de nove mandados de busca e apreensão contra membros da organização criminosa, incluindo companheiras e familiares de detentos, fornecedores de drogas, intermediários e até um ex-policial penal. Durante a ação, três pessoas foram presas em flagrante. Foram apreendidos maconha, haxixe, pedras de crack e vários aparelhos celulares que estavam preparados para serem enviados aos detentos.
Um dos métodos descobertos envolvia o uso de luvas para alta tensão para embalar os celulares, dificultando a detecção em aparelhos de raio X, como o body scan, utilizados no presídio.
Além disso, a operação incluiu a execução de quatro mandados de busca e apreensão relacionados a dois homicídios ocorridos em Sete Lagoas.
A operação Back Stage mobilizou um efetivo significativo, com a participação de 50 policiais civis e 3 policiais penais, demonstrando o compromisso das autoridades em combater o crime organizado e reforçar a segurança na região.
Para mais informações e atualizações, siga o Instagram do Tecle Mídia clicando aqui e entre no nosso canal do WhatsApp clicando aqui.