Eduardo Martinez Valdivielso, de 45 anos, morreu em confronto com a Polícia Militar após uma perseguição intensa na noite de sábado (18), que começou em Ribeirão das Neves e terminou no bairro Novo Oriente, em Esmeraldas, região metropolitana.
Conforme o boletim de ocorrência, durante um patrulhamento na km 500 da BR-040, os militares avistaram uma caminhonete Hilux agindo de forma suspeita. Após ignorar a ordem de parada, Eduardo iniciou uma fuga que se estendeu por cerca de 15 quilômetros, com o auxílio do helicóptero Pégasus e policiais de dois batalhões.
Ao abandonar a caminhonete e tentar fugir a pé pelo bairro Novo Oriente, Eduardo atirou contra os policiais, que revidaram após serem novamente ameaçados quando o suspeito, já encurralado, avançou com uma arma em mãos. Eduardo foi atingido e, apesar dos esforços médicos, veio a óbito devido aos ferimentos.
Investigações revelaram que a Hilux estava furtada e possuía placa clonada. Eduardo tinha um histórico criminal em São Paulo, incluindo passagens por adulteração de sinal identificador de veículo, agressão, associação criminosa e roubo.