Professor sete-lagoano participa de debate sobre educação e empreendedorismo na FINIT 2017

Encontro reunirá, no dia 2/11, especialistas que debaterão os desafios de formar jovens empreendedores por meio da educação

Washington Elói, vice-diretor da E.E. Ruth Brandão de Azeredo, em Sete Lagoas, estudantes participam do Programa Meu Primeiro Negócio, iniciativa do Governo do Estado para estimular o empreendedorismo com os jovens. Foto: Divulgação

A Feira Internacional de Negócios, Inovação e Tecnologia (FINIT) 2017, que chega a sua 2ª edição, reunirá, nesta quinta-feira, 2 de novembro, profissionais da área da educação para debater os desafios de formar jovens empreendedores por meio da educação. Entre os convidados, está o professor e vice-diretor da Escola Estadual Ruth Brandão de Azeredo, Washington Eloi Francisco. “Se analisarmos bem, o contexto escolar é propício para o aluno desenvolver seu lado empreendedor. O que precisamos é direcioná-los, seja desenvolvendo projetos ou, então, aprofundando nas disciplinas presentes na grade curricular, como a matemática financeira”, comenta o docente. Iniciativa pioneira realizada pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sedectes), a Feira acontecerá até 4 de novembro, no Expominas, localizado na Av. Amazonas, 6200, Gameleira, Belo Horizonte.

Entusiasta da iniciação científica e das atividades práticas para auxiliar a aprendizagem, o vice-diretor destaca os desafios para formar jovens empreendedores. “Vivemos em um país que, culturalmente, somos ensinados a sermos empregados assalariados, a buscarmos um emprego de carteira assinada, então, temos que encorajá-los a serem donos do seu próprio negócio, estimular a criatividade e incentivá-los a tornarem reais as ideias que vão construindo no ambiente escolar”, afirma.

Na Escola Estadual Ruth Brandão de Azeredo, situada em Sete Lagoas, 30 estudantes participam do Programa Meu Primeiro Negócio (MPN), iniciativa da Sedectes realizada em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (SEE) em 120 escolas estaduais de Minas Gerais. O programa visa promover a cultura empreendedora entre alunos do ensino médio de escolas públicas estaduais, por meio da organização e operacionalização de empresas estudantis. “Eles desenvolveram uma miniempresa, a School SA-M, e aprenderam todos os processos de criação, do início até o fechamento. Receberam apostilas, treinamentos, simularam venda de ações, eleições de presidente e diretores de setores, além de voluntários de diversas áreas, como contabilidade, financeiro, departamento pessoal e marketing. No final, farão a simulação de vendas de um produto, no caso, os óculos de realidade virtual”, explica Washington, acrescentando que os discentes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), na disciplina Diversidade, Inclusão e Mundo do Trabalho (DIM), também elaboram projetos sobre empreendedorismo e apresentam em feiras e eventos científicos.

Durante a FINIT, os alunos apresentarão o projeto desenvolvido no Programa Meu Primeiro Negócio em parceria com a Junior Achievement Minas. “O programa, que será realizado até dezembro, foi bom para a nossa escola, pois, além de ganharmos visibilidade com nossas ações, também deixou nossos alunos eufóricos e entusiasmados. Eles são de regiões periféricas e a visita à FINIT mostrará que há um mundo de possibilidades para além da rua de suas casas”, ressalta o professor.

Para o vice-diretor, os jovens têm potencial para empreender e fazer a diferença no mundo do trabalho e dos negócios. “Eu acredito na nossa juventude e sei da capacidade dos estudantes em movimentar a sociedade, o lugar em que vivem, com empreendimentos criativos e que objetivam sanar as necessidades da população”, diz.

Além de palestras sobre diversos temas, a edição 2017 da FINIT abrigará a segunda Campus Party Minas Gerais; a Arena de Negócios, que promete conectar grandes empresas e startups; a Arena Experience, que vai promover uma série de atividades de divulgação científica por parte de centenas de instituições nacionais; e a Arena Criativa, um ambiente dedicado à criatividade e a inovação. A programação completa e as inscrições para o evento estão disponíveis no http://finitmg.com.br.

 

VIARedação
COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA