Programa Produtor de Água é lançado em Sete Lagoas

Produtores das regiões das sub-bacias do Paiol e Marinheiro serão remunerados por ações de conservação da água e do solo

A Estiva foi escolhida para colocar Sete Lagoas entre poucas cidades do Brasil a ter um programa específico de grande alcance ambiental. Foi lançado, na noite desta quinta-feira, 12, durante reunião com moradores e produtores da localidade, o Programa Produtor de Água, da Agência Nacional de Águas (ANA), que será coordenado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), com apoio de diversas entidades e órgãos.

O programa vai remunerar o produtor que desenvolver ações de conservação da água e do solo, como a construção de terraços e bacias de infiltração, a readequação de estradas vicinais, a recuperação e proteção de nascentes, o reflorestamento de áreas de proteção permanente e reserva legal e o saneamento ambiental, entre outras.

A proposta vai atingir bacia do Ribeirão Jequitibá, por meio das sub-bacias do Paiol e Marinheiro. Localizada na área do Paiol, a Estiva reúne condições ideais para o sucesso do programa.  A reunião contou com a presença de Luiz Augusto Preto, representante da ANA, que apresentou um panorama geral e ainda fez observações sobre a região que conheceu durante o dia. “Este é um programa que faz o dever de casa, tudo está acontecendo muito rápido e ele ajuda a promover um mundo melhor. É uma oportunidade de mudar a vida das pessoas”, comentou.

O Programa Produtor de Água chega ao município ancorado por um anteprojeto de lei do vereador Milton Martins que será regulamentado pela Prefeitura. “É a chance de construir uma nova história, vamos preservar o meio ambiente e o córrego do Paiol que é tão importante para a região”, comentou o vereador.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Nadab Abelin, destacou o apoio que recebeu do prefeito Cláudio Caramelo para colocar o programa em prática. “É um programa que chega na hora certa, num momento que todos percebem a importância da água para Sete Lagoas”, comentou. O prefeito recordou que a primeira apresentação do programa na cidade ocorreu em 2013 durante audiência na Câmara Municipal. “É muito bom ver que plantamos a semente há seis anos e agora estamos colhendo os frutos. Agradeço o apoio do vereador Milton Martins e podem contar com a Prefeitura para que seja um sucesso”, declarou Cláudio Caramelo.

Detalhes do programa foram apresentados pelo engenheiro agrônomo da Semas, Pedro Figueiredo. A implantação será nas seguintes fases, as atuais são arranjo institucional, avaliação dos passivos ambientais e mobilização. As próximas serão o lançamento do edital de seleção de projetos, elaboração do Projeto Individual de Propriedade, seleção, execução e pagamento de incentivos.

O programa garante o pagamento em dinheiro para os produtores seguindo normas da ANA em prol da proteção dos recursos hídricos.  A liberação dos valores ocorre um ano após o início das atividades.

A meta em Sete Lagoas, para as sub-bacias do Paio e Marinheiro, é a construção de 300 bacias de captação de água (barraginhas), readequação de 2,26 km de estradas vicinais, proteção e reflorestamento de quinze nascentes, reflorestamento de área de 10 hectares, 17 km de terraços (terraceamento), 2 km de cercamento de Área de Proteção Permanente e 5.652 de cercamento de nascentes.

VIARedação
COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA