Sete-lagoanos criam aplicativo para O Globo em comemoração aos 50 anos da chegada do homem à Lua

Megapôsteres terão experiência de realidade aumentada Foto: Marcelo Régua

Os sete-lagoanos Capucci Junior, Luiz Roberto e Wagner Matos junto com o são-paulino Thiago Travi, desenvolver um aplicativo para O Globo, em comemoração aos 50 anos da chegada do homem à Lua, que acontece neste sábado (20).Capucci Junior, afirmou para o site TECLE MÍDIA que, entre negociação e finalização, o projeto demorou cerca de 6 meses para ficar pronto.

De acordo com O Globo, o aplicativo é simples e gratuito, e oferece uma experiência inédita com a tecnologia de realidade aumentada. Como parte de um megapôster high-tech que conta a saga da Humanidade em sua mais celebrada conquista espacial, o leitor de O Globo pode conferir o lançamento do foguete Saturno V, a separação dos estágios com a principal manobra espacial antes de rumar para a Lua e o momento em que o primeiro astronauta põe os pés em solo lunar. Tudo isso apenas mirando a câmera do celular para a tela do computador ou de um outro telefone móvel.

Veja abaixo como baixar e usar o aplicativo, de forma rápida e fácil. O megapôster completo circula com a edição impressa do GLOBO desta sexta-feira (19).

Como usar?

O primeiro passo é baixar o aplicativo GERA EDITORA GLOBO em seu celular. Depois de abrir o aplicativo, direcione a câmera do celular para a imagem-alvo da realidade aumentada em vermelho (abaixo), e espere a interação começar.

Baixe o aplicativo GERA EDITORA GLOBO e aponte a câmera do celular para a imagem na tela Foto: Ilustração O GLOBO

Caso esteja com um celular, abra a imagem-alvo em outro aparelho para aproveitar a experiência. Ao todo, são três animações (veja descrição abaixo). E, se quiser, também pode imprimir para ver em casa, sobre qualquer superfície plana. Basta clicar aqui .

As animações

Na primeira animação, você verá pela tela do celular a base do foguete Saturno V. Aperte o botão verde de ignição na própria tela. A animação tem 15 segundos. Para ver a segunda, aperte o botão lateral onde está escrito “próxima”. Esta animação é a mais longa, dura 45 segundos. Mostra a separação dos estágios do Saturno V e do módulo lunar. A terceira e últiuma animação dura 35 segundos. Mostra o módulo lunar pousando. Depois, o astronauta sai pela escotilha. Você pode voltar a ver novamente quantas vezes quiser.

Na edição impressa, a experiência está encartada em um caderno especial, com um megapôster sobre a missão Apollo 11. Aqui no site, você também pode conferir. É bem simples:

Novidades nas próximas duas semanas

Ao todo, serão três megapôsters. O primeiro, nesta sexta-feira, explora a missão Apollo 11. O segundo, dia 26, trata das descobertas da cosmologia, desde a formação dos quarks até os dias de hoje, e os mistérios sobre o surgimento da Lua. O terceiro e último será publicado no dia 2 de agosto, com os detalhes sobre os planos para o único desafio capaz de se equiparar (quem sabe superar?) em relevância a conquista lunar: a missão até Marte.

Ciência, história e curiosidades, em textos, fotos, vídeos, realidade aumentada e até um quizz estão sendo publicados ao longo desta semana para homenagear o maior feito tecnológico da Humanidade. O Acervo também faz uma cobertura especial, de olho nos dias que revolucionaram a corrida espacial. Aproveite!

Confira abaixo foto dos responsáveis pelo desenvolvimento do aplicativo:

VIARedação
COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA