Polícia confirma segunda morte por síndrome nefroneural em Minas

Hospital Mater Dei. 12/09/2007 Foto: Pedro Vilela / Divulgacao
© Pedro Vilela

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) confirmou, na manhã desta quarta-feira (15), a morte de mais um paciente internado com sintomas da síndrome nefroneural. O corpo dele, que estava hospitalizado no CTI do Mater Dei, em Belo Horizonte, será encaminhado nas próximas horas ao Instituto Médico Legal (IML), onde passará por exames e procedimentos de perícia.

Questionada a respeito da identidade dessa – que é, confirmada, a segunda vítima fatal da doença – a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) alegou que ainda não foi notificada e informações referentes a isso serão publicadas nas próximas horas. O último boletim divulgado pelo órgão, na tarde dessa terça-feira (14), descrevia 17 pacientes internados com a doença em todo o estado. Agora, com a confirmação do óbito, o número deverá cair, caso não sejam notificados novos casos.

Morte suspeita

Além das duas mortes confirmadas, há um terceiro possível óbito ligado à doença. Ainda nessa terça-feira, a prefeitura de Pompéu, na região Central de Minas Gerais, emitiu uma nota a respeito da suspeita de que uma moradora do município, de 60 anos, teria morrido no último 28 de dezembro com sintomas da síndrome. De acordo com a Polícia Civil, este caso ainda não chegou para ser investigado por eles.

Uma força-tarefa composta por órgãos de justiça e saúde investiga se a doença nefroneural que surgiu no mês passado e afetou, pelo menos, 17 pessoas, está realmente associada a o consumo da cerveja Belorizontina.

A bebida, produzida pela cervejaria Backer, teria chegado aos consumidores já contaminada com duas substâncias tóxicas, o dietilenoglicol e o monoetilenoglicol – originalmente usadas em cervejarias pelo mundo para resfriamento da bebida.

Após a ingestão, os clientes da marca teriam apresentado quadro de insuficiência renal grave e alterações neurológicas – entre elas cegueira parcial ou, até mesmo, completa.

Relembre: primeira morte confirmada

O bancário aposentado Paschoal Demartini Filho, de 55 anos, permaneceu internado ao longo de 13 dias com sintomas da síndrome nefroneural e, na terça-feira passada (7), não resistiu a uma parada cardíaca associada a complicações neurológicas e morreu. Esta é a primeira morte confirmada de um paciente internado com a doença.

O homem, que era morador de Ubá, na Zona da Mata, viajou para Belo Horizonte no fim do ano com o intuito de passar o Natal com a família. Hospedado na casa da filha, no bairro Buritis, na região Oeste da capital, ele ingeriu cerveja Belorizontina com o genro e, logo em seguida, apresentou os primeiros sintomas de que algo não estaria bem e, ao voltar para casa, precisou ser internado na Santa Casa de Juiz de Fora – em 26 de dezembro.

O genro dele, um homem de 37 anos, também passou mal após beber a cerveja produzida pela Backer e, desde então, permanece internado em um hospital particular de Belo Horizonte.

Constatada a morte do bancário, o corpo dele precisou ser trazido para a capital mineira onde, no decorrer de seis horas e meia, passou por exames e por um procedimento de necropsia no Instituto Médico Legal (IML). Em 8 de janeiro, a Polícia Civil declarou que o laudo com as causas da morte e outras informações detalhadas ficaria pronto em até, no máximo, 30 dias.

Esta matéria está em atualização. 

VIARedação
COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA