Idoso com Covid-19 ganha festa da equipe médica em BH e parabéns pela internet

Foto: Reprodução Instagram

O aniversário de 81 anos de Gilson Marchiori não passou despercebido para os filhos ou para a equipe médica que há mais de duas semanas cuida dele no Hospital Felício Rocho, em Belo Horizonte. Apesar do idoso estar internado com coronavírus no CTI da unidade de saúde, médicos e enfermeiros prepararam uma comemoração para que ele se alegrasse em um dia tão especial, celebrado no sábado (18).

O presente de aniversário, por sua vez, chegou três dias depois, nesta terça-feira (21): recuperado do vírus, o senhor Gilson recebeu alta médica do CTI e nas próximas horas será levado a um quarto do hospital, onde permanecerá em observação por mais alguns dias e até poderá receber visitas presenciais dos familiares antes de retornar para casa.

Cercado pela equipe médica no momento do parabéns, o paciente pôde rever os filhos e os netos por meio de uma chamada de vídeo feita pela internet e exibida a ele através de um tablet. O instante de muita emoção ficou registrado em um vídeo feito pelas pessoas que cuidam do idoso nesse período de a internação, e publicado nas redes sociais do hospital e dos filhos de Gilson Marchiori, patriarca de uma família de sete.

A gravação mostra de um lado da tela os funcionários do hospital batendo palmas e segurando luvas cheias de ar para que se parecessem com balões, do outro lado a família do idoso que até comprou um bolo para desejar feliz aniversário. “Nós queríamos que, em um momento tão difícil como esse da pandemia, as pessoas recebesse uma notícia boa. Todo mundo se emocionou bastante e é por isso que nós divulgamos o vídeo, para dar uma notícia boa”, conta Marco Aurélio Marchiori, de 53 anos, um dos sete filhos do idoso.

 

Internado desde 30 de março, Gilson Marchiori precisou receber cuidados mais específicos no CTI do hospital para se recuperar da Covid-19. Aos 81 anos recém-completados, forte, ele conseguiu se livrar da infecção com muito apoio da família e da equipe médica que, diariamente, ajuda o idoso a conversar com os filhos pela internet.

“A gente faz vídeochamada com ele todos os dias, com apoio do dr. Daniel e da equipe médica do CTI. Como a gente não pode ficar com ele lá, ficou combinado que todos os dias conversaríamos por vídeo. A parte emocional também ajuda na recuperação”, explica o filho que, aliás, comemora o próprio aniversário uma semana depois que o pai, no próximo sábado (25). Já com o presente de saber que ele está recuperado e em breve poderá retornar para casa.




A ideia de cantar parabéns para o senhor Gilson e não deixar que a data passasse em branco surgiu tanto dos filhos quanto através de estímulos da própria equipe médica do Hospital Felício Rocho. “Eu conversei com o médico dele, o dr. Daniel, e com a psicóloga do hospital. Conversando com eles surgiu a ideia de fazer esse gesto junto com as pessoas que estão cuidando dele. Ele ficou bastante emocionado, cantou parabéns junto, como a gente ficou também”, conta.

Além de aproximar o idoso dos filhos que não poderiam estar com ele no CTI, a internet também ajudou a encurtar distâncias ainda maiores: até o filho do senhor Gilson que mora em Curitiba pôde participar do parabéns. “Minha filha apareceu no vídeo, eu, minha irmã, outro irmão e até o nosso irmão de Curitiba”, declara.

Com O Tempo

FONTEO Tempo
COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA