Incêndio na Lapinha da Serra ameaça casas e Parque Estadual Serra do Intendente

Um incêndio na Lapinha da Serra coloca em risco a segurança de residências e moradores há três dias em Santana do Riacho na região metropolitana de Belo Horizonte. O fogo começou na quarta-feira (7), o combate às chamas mantém-se na manhã desta sexta-feira (9) pelo Corpo de Bombeiros que conta com o apoio de aviões air tractor para lançamento de água em áreas mais críticas ou complicadas para acessar a pé. A queimada ameaça também o Parque Estadual Serra do Intendente que abriga uma das maiores cachoeiras de Minas Gerais – a cachoeira do Tabuleiro, pertencente a um Parque Natural Municipal que está na unidade de conservação.

Uma linha de fogo espalha-se pela serra em direção ao pé e ameaça residências na região, acredita-se que esta linha tenha aproximadamente cerca de dois quilômetros de extensão. Militares do Corpo de Bombeiros e brigadistas do parque do Estado estão separados em quatro frentes de combate com apoio dos aviões nas regiões das cachoeiras Bicame e Virgulino. Não há outras informações sobre a operação de combate desta manhã de sexta-feira.

Histórico

Brigadistas e funcionários do Parque Estadual Serra do Intendente acionaram o Corpo de Bombeiros na tarde de quinta-feira (8) para pedir apoio no controle de um incêndio iniciado ainda na tarde anterior – segundo informações repassadas aos militares, as chamas começaram em torno de 16h de quarta-feira. O fogo alastrou-se rapidamente na região. As guarnições militares permanecem na área combatendo as chamas desde quinta-feira e não há previsão do tempo que será necessário para debelar a queimada. Hoje, sexta-feira, 11 militares e 25 brigadistas atuam em conjunto na área com o apoio de dois aviões air tractor.


Parque Estadual Serra do Intendente

O Parque Estadual Serra do Intendente está em Santana do Riacho na região metropolitana de Belo Horizonte, logo após a Serra do Cipó – área de preservação natural que pegou fogo durante dez dias e estima-se que 16 mil hectares do Parque Estadual Serra do Cipó tenham sido destruídos pela queimada neste período, o que equivale a mais da metade da unidade de conservação. De acordo com o Instituto Estadual de Florestas (IEF) responsável pelas duas áreas, o parque da Serra do Intendente está localizado na Serra do Espinhaço e pertence a uma reserva reconhecida pela Unesco. Existem apenas na unidade de conservação cerca de 350 nascentes, além de cachoeiras gigantescas que alcançam até 273 metros de altura.

VIARedação
COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA