Kalil: ‘Pandemia ainda não acabou’, mas BH não vai fechar de novo

Loja de Belo Horizonte coloca cartaz criticando o conceito de “serviços essenciais”, que nortearam o fechamento do comércio durante vários momentos da pandemia na cidade. Foto de 2021, no auge das restrições. — Foto: Cristina Moreno de Castro / G1

O prefeito Alexandre Kalil (PSD) postou em sua conta oficial no Twitter, na tarde desta terça-feira (25), que Belo Horizonte não será fechada de novo.

“Não haverá fechamento da cidade amanhã, mas a pandemia ainda não acabou. No mais, é especulação”.

Atualmente, praticamente todas as atividades podem funcionar normalmente na cidade – com exceção de saunas – depois de terem vivido um grande vaivém de decisões restritivas ao longo da pandemia.

A partida de eliminatórias da Copa do Mundo em BH, no próximo dia 1º de fevereiro, por exemplo, vai ter carga máxima de ingressos. As aulas na rede municipal também estão mantidas, a partir do dia 3, 100% presenciais.

Uma coletiva de imprensa, com presença do prefeito, do secretário de Saúde, Jackson Machado, e de membros do comitê de enfrentamento à Covid-19, está marcada para a tarde desta quarta-feira (26). A prefeitura adiantou apenas que eles vão tratar do “cenário da pandemia na capital”.

Cenário este que está preocupante nos últimos dias, com ambas as taxas de ocupação de leitos de enfermaria e de UTI no alerta vermelho desde o dia 12 de janeiro.

Segundo o boletim mais recente da prefeitura, desta segunda-feira (24), a taxa de ocupação dos leitos de UTI ultrapassou os 90% (91,3%) e de enfermaria está em 89,7%.

Já o RT, que mede a transmissão do vírus, está em alerta amarelo, em 1.18 – o que significa que cada 100 pessoas transmitem o vírus para outras 118.

Atualmente, 87,8% da população total de Belo Horizonte já recebeu uma dose de vacina contra a Covid-19, 81,8% receberam duas doses ou dose única e 27,4% já receberam dose de reforço. Crianças a partir de 10 anos sem comorbidades já começam a se vacinar a partir desta quarta-feira (26).

Testagem

A universidade UNA Linha Verde (Avenida Cristiano Machado, 11.157 – Vila Suzana) vai passar a realizar testes de Covid-19 em Belo Horizonte. O mais novo ponto foi divulgado pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) nesta terça-feira (25). Além da unidade, os testes podem ser feitos nos centros de saúde e nas universidades abaixo:

  • FAMINAS-BH: Avenida Cristiano Machado 12.001 – Vila Cloris.
  • Centro Universitário UNA: Avenida João Pinheiro, 580 – Lourdes.

As vagas são disponibilizadas diariamente a partir das 17h para os agendamentos no dia seguinte. As marcações dos exames devem ser feitas no site. O horário de atendimento nos locais é das 8h às 17h.

Novos leitos

Mais 15 leitos de UTI foram remanejados para pacientes com Covid-19 nesta terça-feira (25) pela prefeitura. Desde o início de janeiro, já foram mobilizadas 42 vagas no setor.

“A Secretaria Municipal de Saúde reforça que é indispensável que as pessoas continuem mantendo o distanciamento social, a frequente higienização das mãos e a etiqueta respiratória”, disse a PBH em nota.

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA