De cortar o coração: áudio de Bárbara agradecendo por brinco comove internet

Foto: Divulgação

Um áudio despretensioso, mas cheio de carinho e gratidão comoveu a internet desde essa terça-feira (2). A estudante de Direito, Riniemy Elizabeth compartilhou nas redes sociais uma montagem de fotos com Bárbara Vitória Lopes, a criança de 10 anos encontrada morta nessa terça após ficar desaparecida desde o último domingo.

No áudio recebido em 5 de maio e compartilhado por Riniemy, a garotinha a agradece por um par de brincos que ganhou. “Ei, Riniemy, sou eu, Bárbara. A senhora está bem? Sabia que eu estou usando muito aquele brinco que a senhora me deu? Eu já usei ele no meu aniversário, usei no aniversário da Manu, já usei para sair, já usei para ir na igreja com ele. Obrigado por tudo, tá Riniemy?”, diz a garota.

No vídeo com a montagem de fotos postada nas redes, Riniemy mostra ainda que ganhou um par de brinco de Bárbara. O acessório estava guardado com ela. “Assim como você, Bárbara, guardada no meu coração”, homenageou.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Tecle Mídia (@teclemidia)

Em contato com a reportagem, Riniemy diz que conheceu Bárbara em uma necessidade da família da criança. “Eu e minha família temos um grupo de voluntários onde atuamos em casos de necessidade emergencial, casos de fome nas catástrofes naturais como as chuvas, o nosso projeto que tem o nome de Iniciativa Papo Aberto, que tem esse objetivo de levar o primeiro socorro de forma rápida. Nesse sentido, acabamos de atender uma família com cesta básica e poucos dias depois essa família que foi atendida me mandou mensagem pedindo ajuda para uma segunda família, essa segunda família era a da Bárbara. Entramos em contato com a Luciene, que é a mãe da Bárbara, confirmamos a necessidade e começamos a divulgação na internet, que hoje é o nosso principal meio de recolhimento de ajuda e de divulgação do nosso projeto. Conseguimos alcançar a meta, queríamos fazer uma compra do mês, conseguimos, levamos donativos de alimentos, higiene pessoal, limpeza da casa, conseguimos atender de forma razoável essa família”, contou.

Durante as outras idas à casa da família, Riniemy diz que Bárbara sempre teve o mesmo comportamento dócil, mas tímida e retraída. A criança sempre estava abraçada com a mãe, que carregava o filho mais novo no colo. O cenário mudou na última vez em que ela foi até o imóvel e, na hora de cumprimentar, estendeu a mão fechada e entregou um brinco à mulher. “Ela soltou um objeto, disse ‘esse par de brinco é pra você, é meu preferido’. Aí estava escuro, mas eu consegui perceber quando olhei pra minha mão que um dos brincos estava faltando um strass, uma pedrinha que fica no brinco, tinha várias pedrinhas brilhantes e estava faltando uma delas. Aí quando olhei para o brinco uma coisa surreal aconteceu, fui movida por um amor, por uma compaixão, um sentimento incomum e ai a minha primeira e única reação foi tirar os meus próprios brincos e disse que também ia dar os meus brincos preferidos, foi minha irmã que me deu e que ela tem um papel importante na minha vida. Quando tirei meus brincos e dei pra ela, ela foi correndo para dentro de casa e pensei que ia guardar, ela voltou com outro par de brincos, disse que também gostava daquele, saí de lá com dois brincos que ela me deu. Fiquei com o coração apertadinho, saí com o coração na mão. Depois de umas semanas, quando recebi o áudio dela, eu entendi de fato a importância que ela tinha dado àquele par de brincos. Depois que tudo aconteceu, eu fiquei me perguntando refletindo sobre o motivo de ela ter ficado tão comovida com o par de brinco. A gente levou iogurte, salgadinho, chips, biscoito, levou tudo que criança gosta, doces, refrigerante e de tudo, ela lembrou daquele par de brinco que tirei de mim. Aí eu compreendi que no meu entendimento era de amor, do amor envolvido naquele brinco, brinco que eu amava, alguém que eu amo muito me deu, e por isso plantou e gerou esse amor nela também”, lembrou.

Riniemy disse que soube do desaparecimento depois de ver uma postagem da mãe de Bárbara e que perguntei se poderia compartilhar cartazes pela cidade, foi a última resposta que recebeu de Luciene. Apenas um voluntário que fica em Belo Horizonte se propôs a ajudar, o que aumentou a angústia, já que agora ela mora em Mato Grosso do Sul. A mulher relata que foi um momento duro quando soube da morte da pequena amiga, mas o que a conforta foi de que a situação de vulnerabilidade social da família de Bárbara foi algo que ela pode ajudar e ter conhecido a garota, que nas palavras dela, “a transformou”.

Apesar da proximidade com a garotinha, Riniemy não conseguiu estar presente no velório da amiga e no enterro. A irmã dela, Riniery Samara, estava presente, inclusive na manifestação que ocorreu nessa terça-feira (2) no campo de futebol onde o corpo da menina foi encontrado. “Oi, Bárbara. Aqui somos nós te homenageando e abraçando a sua família”, publicou Riniery.

VIARedação
COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA