Sem citar Lula, Ciro declara apoio ao petista contra Bolsonaro no 2º turno

Ciro Gomes disse acompanhar decisão do PDT e apoiar Lula no 2º turno

Derrotado nas urnas no domingo (2), Ciro Gomes divulgou em suas redes sociais nesta terça-feira (4) um vídeo dizendo que acompanha a decisão do PDT de apoiar a candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no segundo turno das eleições. Ele, no entanto, não cita Lula ou o PT e diz lamentar que brasileiros tenham que escolher entre duas “opções insatisfatórias”.

Nesta eleição Ciro recebeu um total de votos menos do que em 2018 e viu a senadora Simone Tebet (MDB) assumir a terceira colocação na disputa eleitoral. Há quatro anos, Ciro obteve 13% dos votos válidos, dessa vez, ele recebeu apenas 3%. Na reta final, Ciro entrou em confronto com o PT e chegou a chamar ações dos petistas de “medidas fascistas” e “antidemocráticas”.

“Acompanho a decisão do meu partido PDT. Frente as circunstâncias é a última saída. Lamento que a trilha democrática tenha se afunilado a tal ponto que reste para os brasileiros, ao meu ver, duas opções insatisfatórias. Não acredito que a democracia esteja em risco nesse embate eleitoral, mas sim no seu absoluto fracasso em construir um ambiente de oportunidades, que enfrente a mais massiva crise social e econômica que humilha a esmagadora maioria do nosso povo”, disse.

“Ao contrário da campanha violenta na qual fui vítima, nunca me ausentei ou me ausentarei da luta pelo Brasil. Sempre me posicionei e me posicionarei na defesa do país contra projetos de poder que levaram nosso povo a essa situação grave e ameaçadora. Espero que essa decisão ajude a oxigenar temporariamente que seja nossa democracia, mas se não houver a busca efetiva de novos ares, de novos instrumentos, estaremos a mercê de um respirador artificial frágil e precário”, afirmou Ciro.

O ex-governador do Ceará encerrou o vídeo dizendo que não aceitará nenhum cargo no governo federal no futuro, mas disse que pretende continuar no debate político.

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA