Sete Lagoas registra 33,2°C e tem dia mais quente do ano

Foto: Divulgação

Neste domingo (17), Sete Lagoas registrou o dia mais quente do ano, com a temperatura máxima chegando a 33.2°C, conforme dados da estação meteorológica da Embrapa. Com o aumento das temperaturas e a chegada do verão, é fundamental adotar medidas para se proteger do calor excessivo e garantir o bem-estar durante os dias quentes.

Segundo especialistas, a hidratação é essencial para enfrentar o calor. “Beber bastante água ao longo do dia é fundamental para manter o corpo hidratado e evitar problemas de saúde causados pela desidratação”, destaca a médica Dra. Carla Mendes.

Além da hidratação, o uso de roupas leves e protetoras é recomendado. “Opte por peças frescas, de cores claras e que permitam a transpiração da pele. Chapéus, bonés e óculos de sol também são importantes para proteger o rosto e os olhos dos raios solares”, orienta a dermatologista Dra. Marina Santos.

Evitar a exposição direta ao sol nos horários mais quentes do dia, das 10h às 16h, também é uma medida preventiva importante. “Se possível, procure ficar em ambientes frescos e ventilados durante essas horas, evitando atividades ao ar livre”, aconselha o meteorologista Renato Silva.

O uso de protetor solar é indispensável, mesmo em dias nublados. “Aplique o protetor solar com fator de proteção solar (FPS) adequado, acima de 30, cerca de 30 minutos antes da exposição ao sol. Reaplique a cada duas horas ou após nadar ou transpirar excessivamente”, recomenda a Dra. Juliana Oliveira, dermatologista.

Manter a casa arejada, com o uso de ventiladores ou ar-condicionado, se possível, contribui para o conforto térmico. “Mantenha as janelas abertas para promover a circulação de ar e evite aglomerações em ambientes fechados”, aconselha o engenheiro ambiental Carlos Eduardo.

Por fim, a prática de atividades físicas deve ser feita nos horários mais amenos, como no início da manhã ou no final da tarde. “Evite exercícios intensos sob o sol forte para prevenir a exaustão pelo calor e a desidratação”, alerta o educador físico Marcelo Santos.

Seguindo essas dicas simples, é possível desfrutar do verão com mais conforto e proteger a saúde durante os dias de calor intenso em Sete Lagoas.

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA