Após pressão popular, Zema anuncia mudanças no edital de pedágios na MG-424, MG-010 e LMG-800

Compartilhe:
Foto: Divulgação

Após forte pressão popular e manifestação de parlamentares, o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), anunciou nesta sexta-feira (11 de março) que o edital de concessão do Vetor Norte, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, será reformulado. A decisão prevê adaptações no modelo de cobrança, especialmente para usuários que trafegam mais de uma vez por dia nos mesmos trechos onde devem ser instalados 13 pórticos de pedágio.

A reavaliação do projeto foi solicitada à Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra), que deverá apresentar uma nova proposta. Segundo o governador, a cobrança única por dia é uma das medidas para reduzir o impacto financeiro para motoristas de táxi, aplicativos e entregadores.

👉 CLIQUE AQUI E SIGA O NOVO INSTAGRAM DE NOTÍCIAS DO TECLE MÍDIA
@teclemidiaoficial
SEGUIR AGORA

Sendo sensível ao pedido do presidente da Assembleia, deputado Tadeu Martins (MDB), e reforçando o nosso espírito de diálogo, ouvi as reivindicações da comunidade e determinei à Seinfra que aprofundasse os estudos e adaptasse o projeto“, declarou Zema.

Projeto enfrentava forte resistência

Desde que foi anunciado, o projeto de concessão do Lote 8 – Vetor Norte, que abrange as rodovias MG-424, MG-010 e LMG-800, tem sido alvo de críticas de parlamentares de diferentes partidos, como PT e PL. Deputados chegaram a apresentar Propostas de Emenda à Constituição (PECs) para tentar barrar a instalação dos pedágios na região.

👉 CLIQUE AQUI E SIGA O NOVO INSTAGRAM DE NOTÍCIAS DO TECLE MÍDIA
@teclemidiaoficial
SEGUIR AGORA

O leilão do lote está previsto para o primeiro semestre de 2025, com investimento estimado em R$ 4,3 bilhões ao longo de 30 anos de contrato. A proposta faz parte do plano estadual de concessões, que prevê leiloar cerca de 3 mil km de rodovias em 2025, somando trechos estaduais e federais.

Um dos principais focos de insatisfação vem de motoristas que atuam em traslados para o Aeroporto de Confins, na área que será concedida. Um movimento contrário à instalação dos pedágios foi liderado pelo vereador Wanderley Porto e pelo deputado federal Fred Costa (PRD). A mobilização resultou, inclusive, em uma audiência pública na Câmara Municipal de Belo Horizonte, com participação de parlamentares estaduais e representantes de municípios atingidos.

👉 CLIQUE AQUI E SIGA O NOVO INSTAGRAM DE NOTÍCIAS DO TECLE MÍDIA
@teclemidiaoficial
SEGUIR AGORA

Agora, com a sinalização de mudança no edital, a expectativa é que o governo apresente um modelo que reduza os impactos econômicos à população, sem inviabilizar os investimentos previstos em infraestrutura e segurança viária.

Para mais informações e atualizações, siga o novo perfil do Tecle Mídia no Instagram clicando aqui e entre no nosso canal do WhatsApp clicando aqui.

Compartilhe:

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA