
O Cânion do Peixe Tolo, localizado no Parque Estadual Serra do Intendente, em Conceição do Mato Dentro, foi temporariamente fechado neste domingo (21) após uma tragédia registrada no local. A decisão foi tomada pelo Instituto Estadual de Florestas de Minas Gerais (IEF-MG) e pelo Corpo de Bombeiros após a morte de dois turistas, vítimas de uma cabeça d’água ocorrida na tarde de sábado (20).
As vítimas, Thássia de Almeida, de 36 anos, e Leone Barbosa, de 38, foram arrastadas pela força da água enquanto exploravam a Cachoeira Bocaina, um dos pontos mais visitados do parque. O casal integrava um grupo de 12 pessoas, acompanhadas por um guia local, quando foram surpreendidos pela cheia repentina do rio por volta das 15h.
Segundo o Corpo de Bombeiros, o guia e outros integrantes conseguiram escapar da área de risco e acionaram o resgate. O restante do grupo foi localizado por volta de 1h45 da madrugada deste domingo, sem ferimentos físicos, mas bastante abalados. Durante a operação de busca, os militares enfrentaram nova cabeça d’água, o que tornou o trajeto ainda mais difícil, exigindo que seguissem pelo próprio leito do rio, em uma área de difícil acesso.
@teclemidiaoficial
A Prefeitura de Conceição do Mato Dentro lamentou o ocorrido e divulgou uma nota de pesar:
“Por determinação do Corpo de Bombeiros e do Instituto Estadual de Florestas, o atrativo está temporariamente fechado. A Prefeitura lamenta profundamente a perda, manifesta solidariedade às famílias das vítimas e se coloca à disposição para qualquer auxílio necessário neste momento de luto e dor.”
A cabeça d’água, também chamada de tromba d’água, é um fenômeno natural perigoso e repentino. Ela ocorre quando chuvas fortes atingem a cabeceira dos rios, mesmo que a precipitação não seja visível na área em que os banhistas estão. O acúmulo repentino de água causa uma elevação rápida no nível do rio, arrastando tudo pelo caminho com muita força. Os sinais de alerta incluem mudança repentina na cor da água, aumento da correnteza e presença de detritos como folhas e galhos.
Para mais informações e atualizações, siga o novo perfil do Tecle Mídia no Instagram clicando aqui e entre no nosso canal do WhatsApp clicando aqui.