
A FPT Industrial, da Iveco Group, deu início à edição 2025 do Programa Educar FPT com uma parceria com a Escola Técnica Municipal de Sete Lagoas (ETMSL). A iniciativa reforça o compromisso da marca com a formação de jovens talentos e o fortalecimento da educação técnica na região. Neste ano, estudantes da escola, sendo sete mulheres, participarão de uma jornada de oito aulas ao longo do ano. As atividades proporcionarão uma imersão completa no universo de motores e sistemas de propulsão, com o mesmo conteúdo aplicado a especialistas da marca e da Rede de Distribuidores.
A parceria com a Escola Técnica é estratégica para ampliar as oportunidades de inserção profissional dos alunos, além de contribuir com a formação de mão de obra qualificada para o setor industrial. Fundada em 1978, a ETMSL atende cerca de 900 estudantes de 29 municípios da região, oferecendo 11 cursos técnicos, entre eles Mecânica, Eletrônica e Metalurgia – áreas diretamente ligadas à proposta do programa.
Os resultados da edição anterior do Educar FPT demonstram o impacto positivo da iniciativa. Segundo levantamento da DPMG, 66% dos alunos disseram que o curso aumentou o reconhecimento profissional, enquanto 83% passaram a considerar a graduação em Engenharia como objetivo. Ainda mais relevante: antes do programa, 33% desconheciam a área de atuação com motores.
O prefeito Douglas Melo ressaltou a importância desta parceria para toda a região e o setor produtivo. “É com muito orgulho da nossa equipe da Escola Técnica e dos alunos da FUMEP que celebramos essa parceria com o Educar FPT. Essa iniciativa tem sido fundamental para que nossos estudantes conheçam, desde já, o mercado de trabalho, especialmente dentro de um dos maiores grupos automotivos do mundo. Agradeço ao time da IVECO e da FPT Industrial por acreditarem nesse projeto. Contem sempre conosco. Tenho certeza de que, em breve, teremos grandes profissionais formados na FUMEP, levando a experiência e a tecnologia da FPT para o mundo”, afirmou.
Carlos Tavares, presidente da FPT Industrial para a América Latina, destaca a importância do programa como porta de entrada para o setor. “Abrindo as portas da nossa casa, os estudantes ampliam o horizonte profissional, desenvolvendo habilidades técnicas e comportamentais que os preparam para o mercado de trabalho”, afirma.
O programa é parte das ações do Centro de Treinamento Técnico da FPT Industrial, que somente em 2024 realizou 259 dias de treinamentos, somando 1.813 horas de aprendizado e formando 68 turmas em conteúdos voltados ao universo do powertrain. Com a parceria entre a FPT Industrial e a ETMSL, Sete Lagoas se fortalece como um polo de formação técnica de excelência, reafirmando o papel da educação como vetor de transformação social e desenvolvimento regional.
Para mais informações e atualizações, siga o novo perfil do Tecle Mídia no Instagram clicando aqui e entre no nosso canal do WhatsApp clicando aqui.