A obra de cobertura do Terminal Urbano de Transporte Coletivo passou para uma das mais importantes fases. Na última quarta-feira, 26, foi iniciada a instalação das vigas de sustentação do telhado. O projeto da Prefeitura com suporte de uma emenda parlamentar vai mudar a realidade do local por onde passam 30 mil usuários diariamente.
Além de garantir a proteção dos usuários, a cobertura será construída com telhas termoacústicas, conhecidas como sanduíche, que garantem a temperatura ideal no ambiente e também o isolamento sonoro. A Prefeitura ainda estuda o aproveitamento de espaços para atividades diversas como apresentações culturais e exposições.
As vigas estão sendo instaladas por meio de um guindaste. As peças foram construídas na própria área do terminal. “A expectativa é que esta fase seja finalizada em duas semanas. Em seguida, será iniciada a colocação das telhas da cobertura”, explica Vitor Dias Campos, secretário municipal de Obras. A Prefeitura também vai construir um sistema de drenagem que será responsável pela captação de água de chuva.
Quem visitou a obra, na manhã de quarta-feira, 27, foi o prefeito Leone Maciel. Ele foi ver de perto o início da fase que permite qualquer cidadão vislumbrar o benefício desse investimento. “É muito bom ver que o projeto caminha a passos largos. Este é um sonho de milhares de sete-lagoanos que usam nosso sistema de transporte coletivo. Será o fim do sofrimento provocado pelo forte calor ou em tempos de chuva”, comentou.
A instalação das vigas é uma das partes mais complexas do projeto e, por questões de segurança, foi preciso fechar a área de pedestres que, nas primeiras semanas da obra, serviu de passagem entre a avenida Antônio Olinto e Norte-Sul.