Ministério determina recolhimento de petiscos contaminados de mais uma marca

Registrado em vídeo, caso repercutiu nas redes sociais. Suspeito seria tutor do animal.

Petiscos contaminados podem ter causado a morte de mais de 50 cães me todo o Brasil(Imagem Ilustrativa) — Foto: Pixabay

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) determinou o recolhimento, em todo o território nacional, de petiscos caninos da marca Balance, da Pets Mellon Indústria de Produtos para Alimentação Animal Ltda. É a sexta empresa produtora de alimento para animais a sofrer a determinação de retirada de mercadorias por suspeita de contaminação pela substância tóxica monoetilenoglicol.

A empresa já havia iniciado o recolhimento no início desta semana. Em comunicado, a Balance informou que três lotes do produto Balance Bifinhos, fabricados em março deste ano, estavam contaminados. São eles: Bifinhos Frango Filhote (lote 22V074); Bifinhos Frango Assado (lote 22V085); e Bifinhos Carne e Vegetais (lote 22V085).

Além da Balance, também precisaram recolher os produtos as seguintes fabricantes: Bassar Indústria e Comércio Ltda, FVO Alimentos Ltda, Peppy Pet Indústria e Comércio de Alimentos para Animais, Upper Dog comercial Ltda, Petitos Indústria e Comércio de Alimentos, e agora a Pets Mellon Industria de Produtos para Alimentação Animal Ltda.

Contaminação

Iniciadas após a morte de mães de 50 cães em todo o Brasil, as investigações, conduzidas pelo Mapa e pela Polícia Civil de Minas Gerais e de São Paulo, identificaram que dois lotes de propilenoglicol — aditivo usado na produção de alimentos — estavam contaminados com etilenoglicol, substância tóxica quando ingerida.

Os lotes de propilenoglicol AD5035C22 e AD4055C21, contaminados conforme o Mapa, foram vendidos a fabricantes de produtos pela TecnoClean, com sede em Contagem, região Metropolitana de Belo Horizonte. A organização afirma ter comprado de outra empresa, a paulista A&D Química, que, por sua vez, afirma não vender substância destinada à produção alimentar.

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA