Exposição Interiorizar traz registros fotográficos das principais manifestações do Congado em Sete Lagoas

Composta por catorze fotógrafos, mostra apresenta o trabalho do projeto Coletivo ao público

Foto: Renata Taíde

O grupo Coletivo formado por fotógrafos e amadores apresenta ao público seu primeiro projeto, a exposição Interiorizar. A mostra está sendo montada na Galeria Myralda na Casa da Cultura e será aberta ao público na terça-feira, dia 11 e permanecerá até 30 de julho. Produzidas por catorze fotógrafos, a mostra traz dezenas de fotos que retratam a cultura do Congado bastante forte em Sete Lagoas. Com a curadoria de arte do Dmtrius Cotta, a exposição é resultado de saídas fotográficas desse grupo Coletivo idealizado pelos fotógrafos Leandro Malaquias, Léo Drummond e Renata Ataíde.

O Coletivo surgiu com o objetivo de possibilitar uma conexão entre fotógrafos da cidade, amadores e profissionais. “A intenção era que pudéssemos explorar nossa fotografia além dos campos comerciais, criando conteúdo de valor que pudesse ficar na história”, conta Léo Drummond, um dos fundadores. Ainda segundo ele, a intenção do Coletivo é fotografar manifestações de Minas e para começar, escolheram as festividades culturais do Congado por se tratar de uma manifestação extremamente forte na cidade. As fotografias que serão expostas são oriundas da cobertura de algumas das principais festas do Congado, dentre elas, a tradicional festa de Santa Helena e Santa Cruz realizada no dia 4 de maio.

A exposição contará com fotos impressas no tecido com intervenções de bordados, telas e ainda, registros em molduras. “É importante ressaltar que continuamos cobrindo os eventos do Congado e faremos isso até o fim do ano para que possamos ter o maior número possível de registros desse pilar tão importante da nossa história”, conta a fotógrafa Renata Ataíde. Dentre os objetivos desse projeto, uma das intenções do Coletivo é desenvolver um acervo fotográfico sobre a cultura sete-lagoana. Por isso, nessa exposição, certificaram que fosse feito o registro de todas as guardas presentes nas festividades. “Temos certeza de que o Coletivo terá vida longa, pois o que o move é a nossa história. Por isso, ainda temos muito trabalho pela frente, estamos construindo memorias para nossas crianças sobre nossas origens”, finaliza Leandro Malaquias, fotógrafo.

Confira os nomes dos fotógrafos participantes: Renata Ataíde, Cris Drummond, Fernanda Mirisola, Leandro Malaquias, Leo Drummond, Silvana Brasil, Valéria Bahia, Luciana Oliveira, Ronaldo Ferreira, Fabiano Duarte, Gisele Teixeira, Raquel Motta, Kleber Magalhães e Isabela Vieira. A Exposição Interiorizar fica na Casa da Cultura na Av. Getúlio Vargas, 91, Centro, e está aberta de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

VIARedação
COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA