Ex-jogadora da Seleção de Vôlei, Paula Borgo morre aos 29 anos

Foto: Divulgação

O voleibol brasileiro está de luto. Ex-jogadora da Seleção feminina da modalidade, a oposta Paula Borgo morreu, nesta quinta-feira (11/5), em São Paulo. A atleta tinha 29 anos e não resistiu a complicações causadas por um câncer no estômago. A notícia do falecimento foi divulgada pela família da esportista, através das redes sociais. O Comitê Olímpico do Brasil (COB) e a Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) postaram notas de pesar lamentando a morte precoce.

Ana Paula Borgo Bedani da Cruz nasceu em Bauru, em 20 de outubro de 1993. Ao longo da carreira, a jogadora acumulou no currículo passagens pelas categorias de base e adulta da Seleção Brasileira feminina de vôlei, onde foi campeã mundial sub-23, em 2015, e conquistou a medalha de prata com o time principal na Liga das Nações de 2019. No Brasil, a oposta vestiu as camisas de clubes como Pinheiros e Dentil Praia Clube. No clube mineiro, participou da campanha vice-campeã da Superliga 2018/2019.

Na última temporada, a atleta se preparava para defender o Barueri na Superliga, mas, em setembro de 2022, teve um tumor diagnosticado durante os exames médicos de pré-temporada. Paula Borgo iniciou o tratamento contra a doença logo depois. Durante a luta contra o câncer, a oposta acompanhou jogos do Osasco pela competição nacional. Em vários momentos, foi reconhecida por torcedores e recebia apoio para continuar a batalha pessoal.

Nas redes sociais, a mãe da atleta, Debora Borgo, postou um anúncio emocionado sobre o falecimento da jogadora. “Jesus recolheu minha filha. Te receba em teus braços. Que dor, minha filha. A certeza é que você está com Jesus. Como eu amo você.”

Através do site oficial, o COB lamentou a morte precoce da atleta. “Neste momento de dor, nos solidarizamos e enviamos condolências à família e aos amigos de Ana Paula Borgo, assim como a toda comunidade do vôlei”, diz o texto. A CBV também se manifestou. “Ela foi um grande talento do vôlei nacional e defendeu a Seleção Brasileira em importantes competições, como a Liga das Nações e os Jogos Pan-Americanos”, acrescentou.

Último clube de Paula Borgo no Brasil, o Fluminense endossou o sentimento de tristeza pela morte da atleta através de um comunicado no Instagram. Também pelas redes sociais, a Federação Internacional de Vôlei (FIVB), entidade responsável pelos torneios internacionais da categoria, publicou uma nota de pesar. “Muita paz nesse momento aos seus familiares, amigos e fãs. Você trouxe alegria a esse mundo e será sempre lembrada”, lamentou.

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA