Mineiro de 23 anos morre em acidente de parapente no Espírito Santo

Um lutador de Muay Thai de Leopoldina, na Zona da Mata Mineira, morreu na última terça-feira (13 de fevereiro), após se acidentar durante um voo de parapente em uma rampa localizada na cidade de Castelo, no Espírito Santo. Caio Oliveira, de 23 anos, teria realizado uma manobra quando teria ficado desacordado e acabou caindo.

Os detalhes da ocorrência que resultou na morte do atleta foram divulgados pelo Movimento Voo Livre (MVL) de Leopoldina, do qual o jovem praticante do esporte fazia parte. No texto, em que lamenta a morte do atleta, o grupo explica que o acidente aconteceu na Rampa de Ubá, na cidade capixaba.

“Após decolar de forma mágica, como sempre fazia, Caio voou dentro da normalidade, quando optou por executar uma manobra chamada ‘Espiral’. Espiral é uma manobra executada para perder altitude, não necessariamente em emergências. Piloto de alma radical, Caio era entusiasta das manobras. Caio então narrou no rádio que iria fazer a Espiral, como era habitual avisarmos aos amigos as manobras que iremos executar”, detalhou o MVL.

Ainda conforme os colegas do atleta, na terceira volta da manobra, Caio foi orientado pelo rádio a sair da Espiral, porém, não teria respondido, apesar dos gritos da pessoa que o orientava.

“Rapidamente os comandos se tornam para que ele acione o Paraquedas de Emergência. Caio não responde e não esboça nenhuma atuação para que a espiral cesse. Caio não aciona o Paraquedas Reserva, que foi encontrado sem acionamento em sua selete”, continua a nota divulgada.

Jovem pode ter desmaiado durante manobra

Ainda de acordo com o MVL de Leopoldina, a principal hipótese é que o lutador não tenha reagido às orientações durante a manobra por estar desmaiado. Isso porque, segundo estudos já existentes da Força Aérea Brasileira (FAB), a atuação da chamada Força G sobre o fluxo sanguíneo no cérebro pode causar perda temporária de consciência.

“A Força G durante uma espiral acentua-se na mesma proporção em que se aumenta a velocidade de giro. Deste modo, conforme o método científico de investigação de causa, supõe-se que esta é a hipótese mais provável para a causa deste terrível acidente. Não há quem esteja mais interessado na transparência dos fatos do que seus irmãos de rampa. Era um exímio piloto, promovido a anjo. Olhe por nós amigo”, finaliza o grupo.

VIARedação
COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA