Proposta do vereador Milton Martins pede a não comercialização no município de agrotóxicos nocivos à saúde

O Vereador Milton Martins 

Nesta última terça-feira (28), o vereador Milton Martins(PSC), apresentou no plenário da Câmara Municipal, o anteprojeto de lei nº 552/2018, que dispõe sobre a proibição do uso e comercialização de agrotóxicos que contenham os princípios ativos nocivos à saúde no município de Sete Lagoas e dá outras providências.

A proposta pede a proibição do uso e comercialização de agrotóxicos que apresentem em sua composição os seguintes princípios ativos: abamectina, acetato, benomil, carbofurano, cihexatina, endossulfam, forato, fosmete, glifosato, heptacloro, lactofem, lindano, metamidofós, monocrotofós, paraquate, parationa metílica, pentaclorofenol, tiram, triclorfom e qualquer substância do grupo químico dos organoclorados e que tenha sido banida em seu país de origem.

Na justificativa, o vereador Milton Martins explica que, pesquisas científicas comprovam os impactos dessas substâncias na vida de trabalhadores rurais, consumidores e demais seres vivos, entre eles, distúrbios neurológicos, respiratórios, cardíacos, pulmonares, no sistema imunológico e no sistema endócrino, ou seja, desenvolvimento de câncer, esterilidade masculina, formação de cataratas, dentre outros agravos à saúde “são lixos tóxicos na União Europeia e nos Estados Unidos”.

O projeto passará pela apreciação dos nobres vereadores, para que possa ser aprovado e enviado ao executivo. Sobre a importância deste projeto, o vereador comentou:

_ É importante deixar bem claro que, não estamos propondo a proibição de todos agrotóxicos, já que seria um grande obstáculo para qualquer produção. Estamos tão somente, solicitando a proibição daqueles agrotóxicos que causam sérios riscos à saúde e até doenças cancerígenas, protegendo assim à saúde do povo de Sete Lagoas.

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA