Rio Doce atinge cota de inundação e pode causar enchente em Governador Valadares

Foto: Antonio Candido/Prefeitura Municipal de Governador Valadares

Famílias residentes em bairros próximos às margens do rio Doce, em Governador Valadares, na região do Rio Doce, precisam estar atentas ao nível de água do rio na tarde desta quarta-feira (4). Com o acumulado de chuvas na região nos últimos dias, o nível do rio subiu e, ainda nas primeiras horas da madrugada, já havia atingido a cota de inundação, segundo o Serviço Geológico do Brasil.

Até o início da tarde, apenas casas de uma região da cidade conhecida como “Baixa do Quiabo”, no bairro Santa Rita, foram atingidas pela água. Essas casas específicas, segundo a Prefeitura Municipal de Governador Valadares, costumam ser afetadas por quaisquer mudanças no nível do rio Doce, isso por estarem muito próximas ao leito.

Diante das previsões de que o nível do rio continuará a subir nas próximas horas, o órgão emitiu, na manhã desta quarta-feira (4), um alerta aos moradores de toda a cidade. A Defesa Civil de Governador Valadares orienta que as famílias residentes em áreas historicamente atingidas pelo transbordamento do rio Doce permaneçam em estado de atenção e cuidem de parentes, animais domésticos e móveis.

Cota de inundação 

Apesar de ter atingido a cota de inundação apenas nesta madrugada, o rio Doce, em Governador Valadares, já havia ultrapassado a cota de alerta na segunda-feira (2). Isso significa que, entre segunda e essa quarta-feira, o nível do rio já estava bastante elevado se considerado o de costume. A cota de inundação, para o Serviço Geológico do Brasil, é atingida quando o rio já transbordou em algum ponto do município. A situação no rio Doce é monitorada constantemente pelo órgão.

Segundo a Prefeitura Municipal de Governador Valadares, apesar de o município já ter atingido a cota de inundação, ainda não é possível falar em enchente na cidade. Caso o rio mantenha os parâmetros esperados, e seu volume continue a subir nas próximas horas, uma enchente deverá, sim, acontecer – atingindo bairros que não necessariamente estão próximos ao leito.

Situação em outras cidades

As intensas precipitações que atingem Minas Gerais desde o fim de semana tem causado transtornos em municípios no interior. Além de Governador Valadares, deve ocorrer também enchentes em Ponte Nova, na Zona da Mata. O nível do rio Piranga, que corta a cidade, está próximo à cota de inundação desde o último domingo (1°), tendo atingido o próprio limite também nessa quarta-feira.

O rio Pirapetinga, que também corta a região, transbordou em alguns pontos já nesta manhã. A Prefeitura Municipal de Pirapetinga, na Zona da Mata, registrou em sua conta no Facebook que algumas ruas da cidade já estão cobertas por água. Como instrução, o órgão orienta que os moradores retirem seus móveis caso estejam residindo em áreas próximas a córregos e rios, e evitem quaisquer contatos com a água, que pode estar contaminada.

Na região Central de Minas, o município de Nova Era está entre os que serão afetados caso haja elevação no nível do rio Piracicaba. Contudo, não há previsão que isso aconteça nesta quarta-feira. O nível do rio esteve abaixo da cota de alerta nos últimos dias e apenas a atingiu nesta madrugada. Apesar disso, ainda há uma grande distância até a cota de inundação.

FONTEO Tempo
COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA