Matozinhos reabre bares, restaurantes, academias e igrejas

Foto: Municipio Matozinhos

Com 43 casos confirmados de coronavírus, Matozinhos, permitiu a reabertura dos bares, restaurantes, academias e templos religiosos desde a sexta-feira (19). De acordo com o decreto da prefeitura municipal, ainda está autorizado o funcionamento em horário integral dos comércios de rua – antes, a abertura ocorria em um período restrito.

Em 15 dias, o poder público vai fazer uma avaliação dos impactos da flexibilização nos números da pandemia na cidade. O último balanço da Secretaria Municipal de Saúde de Matozinhos aponta que nenhum óbito pelo coronavírus foi registrado. Dos pacientes que tiveram a doença confirmada, 12 seguem em monitoramento.

Funcionamento restrito

Para evitar a disseminação da Covid-19 nos estabelecimentos da cidade, os bares e restaurantes só podem funcionar de forma restrita. Entre as medidas, estão a limitação de 50% da capacidade de atendimento, distanciamento mínimo de dois metros entre as mesas, permanência máxima de uma hora de cada cliente, além de priorizar pagamentos diretamente nos caixas e uso de copos e xícaras descartáveis. Ainda devem ser afixados cartazes informativos sobre as restrições e o self-service nos restaurantes da cidade segue proibido.


Já para as igrejas, as celebrações religiosas não podem ultrapassar uma hora de duração. O decreto também prevê a instalação de barreiras sanitárias na entrada dos templos para que os fiéis possam fazer a higienização das mãos. Outra medida é a limitação da capacidade em 30% da lotação do espaço, com distanciamento de dois metros entre cada pessoa.

“Devem ser adotadas medidas para evitar qualquer forma de confraternização e agrupamento de pessoas na saída dos espaços destinados à celebração de cultos religiosos”, frisa o decreto da prefeitura de Matozinhos. O uso da máscara de proteção é obrigatório dentro dos espaços.

Academias liberadas

Por fim, as academias também devem instalar as barreiras sanitárias, limitar o número de alunos em 50% da capacidade do estabelecimento – uma placa deve informar a quantidade máxima de pessoas permitida no local – e a permanência no espaço tem duração máxima de uma hora.


“As recomendações estão em consonância com as medidas de prevenção iniciadas em virtude da pandemia de Coronavírus (COVID-19). A Prefeitura de Matozinhos reitera que a fiscalização será intensificada”, informa o Executivo municipal em nota.

FONTEO Tempo
COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA