Casa desaba e imóveis vizinhos são isolados no bairro Nova Esperança, em BH

Moradores de seis casas do bairro Nova Esperança, região Nordeste de Belo Horizonte, tiveram que deixar seus imóveis às pressas no fim da noite desse domingo (6) depois que uma residência de três andares desabou na rua Martins Alves. Segundo a Defesa Civil, foram interditadas seis casas, sendo três delas na rua Margarida Prachedes Torres e as outras na rua Martins Alves. As famílias foram retiradas preventivamente e ninguém se feriu.

Equipes dos Corpo de Bombeiros resgataram uma moradora do imóvel antes do desabamento. Ela, que tem dificuldade de locomoção, não teve ferimentos. “Quatro equipes de salvamento estiveram no endereço e conseguiram realizar a retirada dessa vítima que estava recuperando de uma cirurgia recente”, informou a corporação.

Os bombeiros perceberam, durante o salvamento, que haviam trincas e indícios de colapso total, exigindo assim uma atuação rápida de extração da única moradora presente no imóvel.

Os moradores ouviram estalos e notaram o surgimento de rachaduras nas paredes do imóvel. A Defesa Civil, o Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar (PM), a Copasa, a Cemig e a BHTrans foram acionadas.

Todo o quarteirão precisou ser fechado para veículos e a região está sem energia elétrica. A causa do desabamento ainda serão apuradas, mas moradores garantem que o imóvel começou a apresentar problemas na estrutura depois que uma rede pluvial da Copasa se rompeu.

Em nota, a Copasa informou que técnicos da empresa estão no local avaliando a causa e as medidas a serem tomadas ’em relação à casa que está desabando e às demais moradias que estão em risco’. A companhia ressalta ainda que mais informações serão repassadas após a conclusão da análise.

Vistoria

A Defesa Civil informa que já tinha vistoriado o imóvel nos dias 6 e 29 de janeiro e constado ‘patologias construtivas’ e riscos para a estrutura do imóvel. “Em 06 de janeiro de 2022, a Defesa Civil constatou o desabamento de imóvel particular, comercial que funcionava como pizzaria e possuía moradias multifamiliar situadas abaixo do nível da rua. O local já estava interditado preventivamente”, informa nota do órgão. “O responsável foi notificado a manter o isolamento preventivo, adotar medidas de recuperação e mitigação e a não expor a sua vida e de terceiros a riscos”, destaca o texto.

A Defesa Civil esclarece ainda que notifica e orienta os moradores a manter o isolamento. Porém, como trata-se de um imóvel particular, as responsabilidades, tanto civil e criminal, são dos responsáveis pela residência.

Uma nova vistoria aos imóveis vizinhos será realizada na parte da manhã desta segunda-feira (7).

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA