Chuva deixa mais de 2 mil desalojados nas últimas 24h em Minas; número só cresce

Mais de 2 mil pessoas precisaram deixar suas casas por danos causados pela chuva em Minas Gerais só nas últimas 24 horas. Entre aqueles que não tinham para onde ir e precisaram de abrigo público, o número também continua crescendo: são mais 131 desabrigados da manhã dessa quinta-feira (22) para a manhã desta sexta (23).

O Estado somou ainda mais duas cidades em situação de emergência, chegando à marca de 103 municípios na mesma situação, o que já representa 12% do total.

Os dados do Boletim da Defesa Civil do Estado registram as cidades de Dionísio e Sardoá, no Vale do Rio Doce, como as mais recentes a decretarem o estado de emergência. Desde segunda-feira (19), 12 municípios entraram para a lista.

Em Gonzaga, no Vale do Rio Doce, três comunidades na zona rural estão ilhadas por danos causados pelas chuvas, como queda de barreiras e árvores, que bloquearam os acessos às regiões. A BR-259 está obstruída entre os municípios de Gonzaga e Santa Efigênia de Minas. São 42 famílias ilhadas, 11 desabrigadas e 15 desalojadas. A Defesa Civil do Estado esteve no município nos últimos dias para apoiar a gestão do desastre.

O bloqueio de vias se repete em Teófilo Otoni, no Vale do Mucuri, que tem sofrido com vários pontos de alagamento, enxurradas e deslizamentos de encostas. São cerca de 18 entradas para regiões vizinhas obstruídas e algumas residências foram completamente destruídas. Ao todo, já são 120 pessoas desabrigadas e mais de 2 mil desalojadas.

Minas Gerais continua sob alerta de chuvas intensas principalmente nas regiões do Noroeste, Norte, Vale do Jequitinhonha e Vale do Rio Doce. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o alerta é válido até as últimas horas desta sexta (23) e prevê chuvas de entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, volumes considerados muito altos. Os ventos também serão intensos, de 60-100 km/h. Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA