Acidente de Marília Mendonça não foi causado por falha humana ou mecânica

O relatório final do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticas (Cenipa), vinculado à Força Aérea Brasileira, descartou nesta segunda-feira (15) o erro humano ou mecânico no acidente aéreo que matou a cantora Marília Mendonça e mais quatro pessoas em novembro de 2021, em Minas Gerais.

A informação foi divulgada pelo advogado da família da artista, Robson Cunha, a jornalistas em Brasília. “Todas as decisões que foram tomadas pelo piloto na ocasião, ainda que fora de um plano de voo, não são equivocadas”, disse ele, destacando ainda que o avião estava em altitude correta.

Ele, no entanto, afirmou que o laudo orientará para a sinalização da torre de energia da Companhia de Energia de Minas Gerais (Cemig), identificada com obstáculo na data do acidente. “A gente tem um fator externo que foi o preponderante para o acidente, que são obstáculos, os cabos de energia. Se eles estão dentro de uma área ou não passível de ter uma identificação, é o que nós vamos tratar agora na esfera judicial”, disse.

Os trabalhos foram encerrados na semana passada, quando o órgão convocou os parentes e representantes das famílias das vítimas.

No comunicado enviado, ao qual a reportagem de O Tempo teve acesso, o Cenipa frisa que os trabalhos desenvolvidos pelo centro “destinam-se, unicamente, à prevenção de acidentes, na forma como estabelece o Código Brasileiro de Aeronáutica (CBA)” e que “as investigações realizadas não buscam o estabelecimento de culpa ou responsabilização, tampouco se dispõem a comprovar qualquer causa provável de um acidente, mas indicam possíveis fatores contribuintes que permitem elucidar eventuais questões técnicas relacionadas à ocorrência aeronáutica”. “Dessa maneira, os relatórios finais elaborados pelo Cenipa propõem a implementação de medidas por meio de recomendações de segurança, buscando o aprimoramento da segurança de voo”, diz o comunicado.

O órgão não vai se manifestar em relação às investigações, já que isso é feito mediante o relatório final elaborado pelos técnicos. Esse encontro de responsáveis pelo órgão federal com familiares das vítimas antecede a divulgação pública do relatório.

Procurada pela reportagem, a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) informou que a investigação da corporação “segue em tramitação e aguarda o laudo oficial do Cenipa para a conclusão dos trabalhos de polícia judiciária”.

Em novembro do ano passado, quando completou um ano da tragédia, a Polícia Civil descartou que problemas climáticos possam ter provocado a queda da aeronave. A investigação que apura as causas do acidente, seguiam, àquela época, em duas frentes: a possibilidade de falha humana ou de falha dos motores da aeronave. “O que a gente já pode afirmar, após oitivas de pilotos, é de que as condições meteorológicas eram favoráveis ao voo visual”, disse o delegado Ivan Lopes, responsável pelas investigações.

Um dos possíveis pontos apresentados como responsáveis pelo acidente foi o choque da aeronave contra as torres de energia. As investigações apontaram que as torres, de 36 metros de altura, estavam a 4.600 metros da cabeceira da pista, ou seja, foram da zona de segurança e, por esse motivo, não haviam sido listadas no Notam. “As torres não estavam no Notam porque elas estavam além da zona de proteção do aeródromo e até por esse motivo não havia necessidade da sinalização”, explicou o delegado.

Acidente Marília Mendonça

A cantora, compositora e instrumentista goiana, que ficou conhecida como a “Rainha da Sofrência”, tinha apenas 26 anos e estava no auge da carreira quando o avião em que estava caiu a cerca de três quilômetros do aeroporto de Caratinga, no interior de Minas, onde estava previsto o desembarque. Além de Marília, morreram todas as quatros pessoas que estavam no avião: o produtor Henrique Ribeiro, o tio e assessor da cantora Abicieli Silveira Dias Filho, o piloto Geraldo Martins de Medeiros e o copiloto da aeronave Tarciso Pessoa Viana.

Um ano após as mortes da cantora e de outras quatro pessoas, a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) afirmou para reportagem de O TEMPO  que a investigação do acidente só deveria ser concluída no primeiro trimestre de 2023. Na ocasião, a informação foi confirmada à reportagem por uma fonte diretamente ligada ao inquérito, que é conduzido pela Polícia Civil de Caratinga, na região do Rio Doce. “Estamos próximos da conclusão. Dependemos de alguns laudos só para descartar algo relacionado à aeronave antes de concluir”, afirmou a fonte.

A demora na conclusão do inquérito policial foi atribuída à complexidade do trabalho pericial feito nos destroços do avião e da análise de detalhes sobre o voo. Já se sabe que, instantes antes da queda, a aeronave se chocou contra cabos de alta-tensão de uma torre de distribuição da Cemig. No entanto, a ausência de uma caixa-preta, equipamento que registra dados do voo e conversas da tripulação, torna mais lenta a identificação de possíveis complicações no trajeto ou falhas mecânicas.

 

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA