Primeiro tremor registrado em Sete Lagoas foi em 1931

Foto: Divulgação PMSL

Uma série de três tremores de terra foi registrada em Sete Lagoas, Minas Gerais, nesta terça-feira (16), conforme dados do Serviço Geológico do Brasil (SGB). No domingo (14), outro tremor já havia sido sentido pela população local.

Minas Gerais é um estado brasileiro com atividade sísmica, geralmente de baixa magnitude. Luiz Gustavo Rodrigues Pinto, geofísico do SGB, alerta que, em áreas urbanizadas, os abalos podem ser sentidos, causando desconforto.

“Na região de Sete Lagoas, o primeiro sismo foi registrado em 1931, com magnitude de 3.5 mR. A partir de 2022, uma nova série de eventos sísmicos ocorreu com mais frequência na região, variando entre 2 e 3.5 mR.”

Desde abril de 2022, foram 26 abalos sísmicos em Sete Lagoas. A prefeitura anunciou parceria com a Universidade de Brasília (UnB) para instalar oito novos sismógrafos na cidade.

O secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico e Agropecuária, Edmundo Diniz, ressaltou: “Não descartamos nenhuma hipótese. Queremos ratificar o estudo para tranquilizar a população.”

O histórico de tremores na cidade preocupa, sendo o mais recente em dezembro de 2022, com magnitude 2.8. Em 2021, ocorreram abalos de 3.0 e 2.9, reacendendo a preocupação dos moradores.

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA