Blindado Fabricado em Sete Lagoas é utilizado para resgatar vítimas de enchentes no Rio Grande do Sul

Foto: Exercito Brasileiro

O Exército Brasileiro divulgou imagens nas redes sociais mostrando a operação do blindado Guarani no resgate às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. Fabricado no Brasil, o blindado é considerado um dos mais modernos da frota militar do país. A viatura pode andar tanto em terra como em água, e tem peso bruto de 14,7 toneladas, motor blindado com potência de 383 cavalos e atinge uma velocidade máxima de até 100 km/h.

O Guarani tem como objetivo fazer transporte de pessoal, com capacidade anfíbia para transportar até 11 militares em regiões alagadas. O veículo possui proteção antiminas, sob as rodas, couraça e assentos individuais, além de proteção balística composta de blindagem contra tiros de 7,62 mm e estilhaços de granadas de artilharia 155 mm.

O blindado entrou em operação oficialmente pelo Exército Brasileiro em março de 2013, com a proposta de modernizar as tropas brasileiras ao substituir as viaturas Urutu e Cascavel. Ele surgiu de uma parceria entre IDV e o Exército Brasileiro.

As rodas e pneus possuem sistemas que auxiliam no uso da viatura, como o pneu com um anel que garante uma autonomia de 60 quilômetros após algum acidente em que o pneu tenha sido esvaziado ou furado.

O veículo é tido como um dos mais versáteis da categoria, podendo atuar em diversos terrenos com uma gama de acessórios especiais. O Guarani é capaz de trafegar em água parada ou fluvial com correnteza, sem preparação a uma profundidade de 0,43 metros, e a qualquer profundidade quando preparado com estabilizador, bombas de porão e duas hélices de impulsão.

Para se manter estável em um deslocamento fluvial, o veículo utiliza um estabilizador à frente e conta com duas hélices de acionamento hidráulico, localizadas nas laterais da parte traseira do veículo, tudo em comando automatizado feito pelo motorista.

Segundo o Exército Brasileiro, a região Sul é onde existe a maior concentração dessas viaturas que vieram para substituir os antigos Urutus. As famosas estepes presentes na região são caracterizadas por áreas amplas e de fácil deslocamento, o que permite a flexibilidade da Guarani e o amplo emprego de todos os tipos de armas que o veículo possui.

VIARedação
COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA