PM divulga nota com novos detalhes sobre morte de homem baleado por PM em Matozinhos

A vitima tinha 27 anos Foto: Arquivo pessoal da família

O comando da Policia Militar da 19ª Risp, divulgou uma nota nesta segunda-feira (10), contendo todos os detalhes sobre a morte de Eduardo Albano de 27 anos, que foi atingido por tiro efetuado por um policial militar.

O caso aconteceu na noite deste domingo (09), na rua Florianópolis, no bairro Bom Jesus, em Matozinhos. Eduardo foi morto durante um surto psicótico, diz testemunhas.  (saiba mais)

Confira abaixo a nota na integra:

Os militares foram acionados por J. T. A. (55 anos) a comparecer no seu endereço, onde ele relatou que seu sobrinho E. A. M. (27 anos) apresentava transtorno psicótico. Segundo o solicitante, E.A.M. se apossou de duas facas, vindo a golpeá-lo, resultando em cortes em sua cabeça.

A equipe policial chegou no local, visualizou o autor com uma faca na mão e passou a verbalizar com ele, para que largasse a faca, não sendo atendido, ele tentou golpear um dos militares com a faca, vindo este militar a esquivar-se, tendo o autor acertado a faca na bateria do rádio transmissor (HT) que estava com o policial.

Para repelir a injusta agressão, o militar desferiu um golpe com o bastão contra o autor e ainda assim, ele não cessou a tentativa de agressão.

O segundo militar, em apoio, efetuou 05 (cinco) disparos de elastômero contra o autor, que mesmo assim não recuou e passou a investir contra ele, tentando golpeá-lo com a faca. Este segundo militar, vendo sua vida ameaçada, mesmo após ter feito uso dos instrumentos de menor potencial ofensivo que estavam ao seu alcance para tentar quebrar a resistência do autor, efetuou 01 (um) disparo de arma de fogo, atingindo o autor na altura do torax. O autor foi prontamente socorrido pelos policiais militares à unidade de pronto atendimento de Matozinhos.

Testemunhas e familiares presentes no local, acompanharam toda a ocorrência, reconhecendo que o autor E. A. M. causou toda a desordem e que os militares agiram com profissionalismo, advertindo verbalmente o autor, utilizando instrumentos de menor potencial ofensivo e utilizando a arma de fogo para proteger a vida dos militares e demais presentes.

O perito da Polícia Civil compareceu no local e recolheu a faca utilizada pelo autor, além de várias garrafas de bebidas que ele ingeriu com medicamentos controlados. Um dos militares sofreu cortes em alguns dedos da mão, sendo atendido na UPA de Matozinhos.

Após dar entrada no atendimento médico, o autor não resistiu e veio a óbito.

VIARedação
COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA