Prefeito vai propor flexibilização de medidas e reabertura do comércio em Sete Lagoas

Reunião com os comerciantes na manhã desta quarta-feira (22)

A pandemia do novo coronavírus que já infectou seis pessoas na cidade provocou importantes movimentos durante essa quarta-feira (22). No início da manhã comerciantes saíram em carreata pelas ruas centrais da cidade pedindo a reabertura das lojas. Foi o segundo ato, só esta semana, para pressionar o prefeito Duílio de Castro a afrouxar as medidas preventivas de segurança para conter a proliferação do vírus.

Horas depois, no início da tarde, em vídeo divulgado nas redes sociais, Duílio afirmou que é a favor da reabertura dos comércios para movimentar a economia local. O chefe do Executivo disse, inclusive, que vai apresentar uma proposta ao comitê de gestão de crise da cidade, órgão responsável pelas deliberações acerca das ações de combate à covid 19.

“Somos a favor da flexibilidade do comércio, desde que com segurança”, afirmou. A proposta do prefeito é que uma parte do comércio levante as portas “até certa parte da manhã e outra parte funcione à tarde para evitar aglomeração de pessoas”. Estatísticas, de acordo com Duílio, apontam que “60%, 70% e até 80% da população vai ser infectada pelo vírus, mas muitas pessoas não vão apresentar os sintomas”, continuou o gestor no vídeo garantindo tomar todos os cuidados.

Na internet a divulgação do vídeo gerou reações imediatas. Em um texto com 48 compartilhamentos, até as primeiras horas desta quinta-feira (23), o publicitário e autônomo Lucas Raposo afirma que “Sete Lagoas prefere a morte por asfixia”. Raposo cita que os outdoors instalados pedindo a reabertura do comércio (relembre aqui) criam “um clima para o prefeito Duílio sapecar nas nossas costas e pulmões um novo decreto flexibilizando o distanciamento social e o funcionamento do comércio”.




O atual decreto em vigor determina o fechamento do comércio, com exceção das atividades essenciais, até a sexta-feira (25). Em reunião, ainda nesta semana, o comitê de gestão de crise vai debater os números da pandemia na cidade e avaliar novas ações. De acordo com o prefeito, técnicos como médicos e infectologistas do município vão analisar se são possíveis as medidas de flexibilização do comércio propostas por ele. Caso a avaliação seja positiva o comércio pode voltar a funcionar já na próxima semana.

Sete Lagoas já tem mais de 660 notificações de casos do novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico. Um laboratório montado pela prefeitura no campus do Unifemm, em parceria com várias empresas, promete acelerar os testes e os resultados dos exames que detectam a covid19. A expectativa é de que técnicos analisem até 200 amostras por dia a partir da próxima sexta-feira, quando a operação deve ser iniciada.

VIARedação
COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Sobre a flexibilização de abertura do comércio em Sete Lagoas, acho excelente a notícia, uma vez que muitas cidades de Minas, já o fizeram. É claro que a prevenção e os cuidados têm que continuar e a população só deve sair de casa,quando for por absoluta necessidade. Os que pensam o contrário, querem apenas culpar o prefeito, se algo acontecer, e ao mesmo tempo, querem o desemprego, a fome e o caos em nossa cidade. Todos têm que ser responsáveis pelos cuidados necessários, durante essa pandemia que,infelizmente vai durar muito. Parabéns, Prefeito! Tem o nosso apoio e mobilização, se necessário! Que Deus te proteja e à todos!

DEIXE UMA RESPOSTA