Operação de combate ao tráfico de animais silvestres cumpre mandados de busca e apreensão em Sete Lagoas

A Operação “Macaw” cumpriu mandados em Caraí, Caratinga, Manhuaçu, Ribeirão das Neves, Sete Lagoas, Uberlândia e Nova Friburgo (RJ). Durante os trabalhos, foram apreendidos animais de várias espécies, inclusive mico-leão-dourado e jacaré.

Animais silvestres apreendidos durante Operação “Makaw” em MG — Foto: Ministério Público/Divulgação

No primeiro balanço divulgado, na tarde desta quarta, três pessoas haviam sido presas em flagrante nas cidades de Caratinga, Ribeirão das Neves e Uberlândia. A Polícia Militar de Meio Ambiente não descarta novas prisões.

Segundo o Ministério Público, foram apreendidos instrumentos utilizados para transporte de aves, armas de fogo, gaiolas, celulares, notebooks e outros equipamentos eletrônicos. Em Caratinga foram recolhidos animais de várias espécies, inclusive mico-leão-dourado e jacaré.

Durante o cumprimento dos mandados foram resgatados pássaros silvestres em cativeiro irregular, sendo que alguns deles estavam em situação de maus-tratos.

Animais silvestres apreendidos durante Operação “Macaw” em MG — Foto: Ministério Público/Divulgação

O esquema

De acordo com os órgãos responsáveis pela operação, foram apreendidos vários documentos falsos durante o cumprimento dos mandados.




Segundo a Polícia Militar de Meio Ambiente, a quadrilha falsificava notas fiscais, laudos e anilhas, atestando a origem do animal como sendo legalizados.

A PM informou ainda que foram colhidos exames para constatar a veracidade da origem desses animais silvestres.

Os animais serão encaminhados ao Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (Cetras) de Patos de Minas, e ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) de Juiz de Fora e Belo Horizonte.

Todos eles passarão por avaliações e, aqueles que tiverem condições, serão soltos no habitat natural.

VIARedação
COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA