Em 23 microrregiões de saúde de Minas, incluindo Sete Lagoas, não há mais leitos de UTI Covid

Foto: Silvio Ávila / AFP

Das 74 microrregiões de saúde de Minas Gerais com estrutura de terapia intensiva, 60% delas estão a taxa de ocupação de leitos de UTI Covid em 90% ou mais, conforme dados deste sábado (20) do painel da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG).

São 44 cidades polo em estado crítico e, em 23 delas, não há mais vagas de terapia intensiva para pacientes infectados pelo coronavírus. A ocupação é de 100% em municípios como Guanhães, João Monlevade, Sete Lagoas, Ponte Nova, Janaúba, Januária, Formiga, Itaúna, Varginha, Itajubá e Ipatinga (Veja lista abaixo).

Na microrregião de Belo Horizonte, a ocupação é de 92%, segundo os dados deste sábado – o painel não informa quantos leitos são fazem parte dessa microrregião. No boletim epidemiológico divulgado pela prefeitura da capital no dia anterior, a indicação foi que quase todos os 793 leitos de UTI Covid da cidade estavam ocupados.


Atualmente, 88,9% dos 2.648 leitos de UTI Covid da rede pública em Minas Gerais estão ocupados – o equivalente a 2.354 pacientes. A situação só não é crítica na região do Vale do Jequitinhonha, onde 20 dos 50 leitos de terapia intensiva para a doença pandêmica ainda estão disponíveis.

Em leitos de enfermaria, estão contabilizadas 4.473 internações. A situação mais grave é em Uberlândia, segunda maior cidade de Minas Gerais. De acordo com os dados da SES, não há mais leitos clínicos da rede pública do município do Triângulo Mineiro – para Covid ou qualquer outra doença. Mais de 400 pessoas morreram por causa do coronavírus em Uberlândia somente no mês de março, conforme o boletim da secretaria estadual.


Veja quais são as microrregiões com 100% de ocupação nas UTI Covid neste sábado:

Guanhães

João Monlevade

Sete Lagoas

Barbacena

Conselheiro Lafaiete

Manhuaçu

Ponte Nova

Nanuque

João Pinheiro

Unaí

São Francisco

Janaúba

Januária

Pirapora

Formiga

Itaúna

Lagoa da Prata

Oliveira

Além Paraíba

Itajubá

Varginha

Araxá

Ipatinga

VIARedação
COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA