Conta de água das cidades atendidas pela Copasa terá redução de 15%

A conta de água das cidades atendidas pela Copasa (Companhia de Saneamento de Minas Gerais) vai ter uma redução no valor a partir de agosto. O anúncio foi realizado pelo governador Romeu Zema (Novo) em postagem nas redes sociais. A deliberação sobre a revisão tarifária foi aprovada nessa quinta-feira (24) em reunião extraordinária da Diretoria Colegiada da Arsae-MG (Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário do Estado de Minas Gerais).

“Quer notícia boa? As cidades de Minas atendidas pela Copasa terão redução de até 15% na conta de água a partir do dia 1º de agosto. Além de não haver o reajuste anual, vamos ter uma redução histórica nas contas de água e tratamento de esgoto para amenizar as dificuldades que a pandemia gerou na vida dos mineiros”, publicou Zema.

A diminuição no valor final da fatura dependerá do volume consumido, do tipo de cliente (residencial, social, comercial, industrial e público) e do tipo de tratamento de esgoto utilizado. Na prática, um usuário residencial com água, coleta e tratamento de esgoto que consome até 5m³, por exemplo, deixa de pagar uma conta de R$ 36,04 e passa a pagar R$ 30,64, uma redução de 14,98%.

O diretor-geral da Arsae-MG, Antônio Claret, ressaltou a redução nas contas. “Hoje, temos um índice inflacionário no Brasil chegando a 32% e a nossa tarifa média está com redução de 1,52%. Ou seja, além de não ter o reajuste pela inflação, está havendo uma redução histórica nas contas”.

“Outro ponto importante é a unificação da taxa de esgoto, com a redução do subsídio. Assim, faz-se a justiça tarifária. Esta revisão busca a menor tarifa possível desde que disponíveis recursos para que a Copasa possa operar e investir dentro do nível necessário para o Novo marco do Saneamento”, explicou.

Esgoto

Além disso, a Arsae-MG extinguiu a tarifa de tratamento de esgoto e definiu uma única tarifa para o serviço, seja ele coleta ou tratamento. Essa nova tarifa representa o valor de 74% da tarifa de água, bem inferior aos 100% atuais para quem tem o esgoto tratado.

VIARedação
COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA