Mais da metade dos municípios mineiros estão sem mortes por Covid há 30 dias

Em setembro, Estado registrou 3.985 óbitos em decorrência do novo coronavírus

Profissionais de saúde de Minas Gerais celebram o avanço da vacinação e melhora dos indicadores
Foto
Foto: Pedro Gontijo / Imprensa MG

Cinquenta e cinco porcento das 853 cidades mineiras não registraram nenhuma morte em decorrência da Covid-19 em setembro, informou a Secretaria de Estado de Saúde (SES) nesta sexta-feira (1º). “Segundo dados retirados do sistema SIVEP, no dia 01/10/2021, com preenchimento sob responsabilidade dos municípios, 470 municípios de Minas Gerais não registraram óbitos nos últimos 30 dias”, detalhou a pasta.

A forte aceitação da vacina é apontada como um dos motivos por derrubar os números de vidas perdidas, além de reduzir hospitalização, casos confirmados da doença e transmissão do vírus. Em Minas, até esta sexta-feira (1º), 51,82% da população adulta completou o esquema de imunização, e 90,46% dos moradores com mais de 18 anos receberam a primeira dose.

Agora, a imunização avança entre os adolescentes de 12 e 17 anos, e também entre os idosos com mais de 60 anos, que estão tomando a dose de reforço para aumentar a proteção contra a enfermidade. Mas, apesar da boa notícia, ainda é preciso cautela.

A despeito das quedas de todos os indicadores, em setembro Minas Gerais contabilizou 3.985 mortes para a Covid-19. Desde o início da pandemia, foram 54.613 pessoas no Estado que não resistiram ao vírus. No território mineiro, 98,5% dos municípios tiveram óbitos pela doença – apenas 12 continuam ilesos e sem mortes.

Bons números

A SES informou que, em setembro, houve queda de 30% nas internações por Covid. “As internações são um retrato fiel do avanço ou retrocesso da Covid no Estado. Esses números em quedas constantes confirmam a eficácia da vacinação”, enfatizou o secretário de saúde Fábio Baccheretti.

“Fechamos setembro com esse dado importante e lembramos que o Governo do Estado recebeu no prazo previsto as vacinas em quantidades suficientes para que todos fossem imunizados com ao menos uma dose. A campanha continua e, graças a esse avanço, estamos conseguindo diminuir a intensidade da doença”, destacou o gestor.

Graças a imunização coletiva, todas as 14 macrorregiões de saúde continuam na Onda Verde, a mais flexível do Minas Consciente.

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA