Mais de 9 mil pessoas estão desalojadas por causa das chuvas em Minas

As cidades mais afetadas pelas fortes chuvas dos últimos dias estão nos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e no Norte do Estado

Foto: Divulgação / CBMG

As chuvas que atingiram Minas Gerais ao longo da semana, deixaram pelo menos 9.565 pessoas desalojadas, até este sábado (11) em todo o estado. Segundo balanço divulgado pela Defesa Civil, o número quase triplicou desde essa sexta (10) quando haviam cerca de 3 mil desalojados no estado. Já o total de desabrigados, subiu quase quatro vezes, passando de 406 para 1.979.

Oficialmente, são consideradas desalojadas aquelas pessoas que tiveram que deixar suas casas e precisam de abrigo do poder público. Os desabrigados são os moradores que vão para a casa de amigos ou parentes.

As cidades mais afetadas pelas fortes chuvas dos últimos dias estão nos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e no Norte do Estado. O balanço aponta que ao menos 62 municípios registraram impacto humano causado pelo temporal. Em diferentes partes do estado, moradores passaram o sábado limpando o rastro de sujeira deixado pelas enchentes. Em Umburatiba, um dos municípios afetados, ruas e casas ficaram inundadas. Houve queda de imóveis e deslizamentos.

Ainda conforme a Defesa Civil de Minas Gerais, o número de mortes se manteve em cinco de ontem para hoje. Entre elas, está o óbito do menino de 2 anos que teve a casa soterrada por um deslizamento de barranco em Pescador, a 412 km de Belo Horizonte.

As chuvas também causaram alagamentos e derrubaram árvores. Localidades rurais em municípios como Palmópolis e Joaíma, ambos em Minas, ficaram isoladas após o transbordamento de rios e danos em pontes.

Neste sábado (11), na edição especial do Diário Oficial da União, o governo federal reconheceu a “situação de emergência” por decorrência de “tempestade” e “chuvas intensas” em 31 municípios mineiros. São eles: Águas Formosas, Bertópolis, Caraí, Carmo da Cachoeira, Engenheiro Caldas, Fronteira dos Vales, Ibirité, Itambacuri, Jacinto, Jampruca, Joaíma, Lagoa Formosa, Machacalis Manhuaçu, Monte Formoso, Novo Cruzeiro, Novo Oriente de Minas, Ouro Verde de Minas, Padre Paraíso, Palmópolis, Pescador, Resplendor, Rio do Prado, Salto da Divisa, Santa Helena de Minas Santa Maria do Salto, Santo Antônio do Amparo, Santo Antônio do Jacinto, Teófilo Otoni, Umburatiba e Virgem da Lapa.

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA