Juiz de Fora e Montes Claros decretam emergência; veja situação no interior

Juiz de Fora é uma das cidades do Estado que decretou situação de emergência

As cidades do interior de Minas têm buscado alternativas para minimizar os problemas causados pela paralisação dos caminhoneiros em todo o Brasil. Entre as maiores cidades, Juiz de Fora, na Zona da Mata, e Montes Claros, no Triângulo, decretaram situação de emergência.

Em Juiz de Fora, o decreto prevê a prioridade para o abastecimento da frota de veículos públicos, ambulâncias, transporte público escolar, viaturas policiais e bombeiros e aquela destinada ao transporte público, coletivo e táxi. O poder público também fica autorizado a adotar todas as medidas administrativas para o retorno à normalidade, como a contratação emergencial de fornecimento de bens e de prestação de serviços essenciais.

O transporte público seguirá operando em escala reduzida nesta terça-feira (29). As escolas também não vão funcionar nesta terça. O serviço de coleta de lixo está normal. O atendimento nas unidades de atendimento primário e secundário, como UBS e PAM Marechal, retomam os atendimentos nesta terça-feira, das 8 às 14 horas.

A Prefeitura de Montes Claros, no Norte de Minas, instaurou um gabinete de crise nesta segunda-feira. O município decretou situação de emergência nesta segunda, com o objetivo de adquirir produtos prioritários com dispensa de licitação como o diesel, para o atendimento às equipes dos postos de saúde, por exemplo.

No fim da tarde, a prefeitura informou que adquiriu diesel S10, em caráter emergencial. Desta forma, a coleta de lixo continuará normalmente em toda a cidade. As aulas nas escolas municipais de Montes Claros estão suspensas nesta semana.

Sul de Minas e Teófilo Otoni

A cidade Itajubá decretou estado de calamidade nesta segunda-feira, com validade até que a situação se normalize. O município está com o calendário escolar suspenso e com ponto facultativo nas repartições públicas. Outra cidade que decretou calamidade no estado foi Teólifo Otoni, no Vale do Mucuri.

Em Lavras, Três Pontas e Cássia foram decretas situação de emergência. O objetivo é manter os serviços essenciais em hospitais e a coleta de lixo.

Em Poços de Caldas, as aulas estão suspensas nesta terça (29) e quarta (30). A coleta de resíduos sólidos no município será realizada normalmente nesta terça. Já nos dias 30 e 31 (quarta e quinta-feira) a coleta estará suspensa.

Triângulo

Em Uberlândia, no Triângulo, a prefeitura tem monitorado os estoques de produtos e itens essenciais para a realização dos serviços municipais e prestação de atendimento à comunidade. As aulas na zona urbana, suspensa nesta segunda-feira, retornam nesta terça (29). Na zona rural, as aulas só voltam na quarta (30).

No transporte coletivo, a frota será mantida em 100% na terça (29), quarta (30), sexta (1º) e segunda (4) nos horários de pico e com 50% dos veículos nos demais horários.

Divinópolis

A Prefeitura de Divinópolis, no Centro-Oeste, decretou, nesta segunda-feira, ponto facultativo nas repartições públicas e suspensão das aulas nas escolas municipais nesta terça (29) e quarta (30). O decreto também suspende as atividades de desfile cívico em comemoração aos 106 anos da, que aconteceria no dia 1º de junho, feriado municipal.

As linhas de transporte coletivo continuam operando com os horários de sábado com exceção das linhas 41, 42, 51, 61, 62, 71, 72 e 91, que funcionarão com os horários de dias úteis.

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA