Moradora captura quase 40 escorpiões dentro de casa em Capim Branco

A infestação de escorpiões nas casas ao lado do cemitério de Capim Branco parece não ter fim. Nesta segunda-feira, dia 14, uma moradora da rua Ouro, no centro, informou ter capturado aproximadamente 40 bichos da espécie amarela somente neste final de semana.

“Foram quase 30 na sexta-feira e outros no sábado e domingo. Um deles estava no quarto do meu filho de um ano e dois meses. Nos últimos dias não tenho dormido, pois fico preocupada e levanto o tempo todo para verificar as paredes. Tenho muito medo”, contou Júnia.

Além do quarto da criança, os escorpiões (filhotes e adultos) foram capturados em cima do tanque, na varanda, ao lado da máquina de lavar, em cima do fogão, nos quartos e no banheiro. “Está ficando insustentável. Precisamos de uma solução urgente”, concluiu a moradora.

Pauta constante – Na semana passada, o Jornal Por Dentro de Tudo e a Record Minas fizeram reportagens sobre essa situação, em Capim Branco. Conforme já informado, o problema é antigo, mas se agravou nos últimos meses. Outro fator preocupante é que moram crianças e idosos – considerados o grupo de maior risco – nas casas próximas ao cemitério.

Em caso de picada, é importante procurar o mais rápido possível o hospital para aplicação do soro, utilizado para combater o veneno. É preciso levar o animal ou uma fotografia para que o socorro seja realizado com precisão.

Resposta

A Secretaria Municipal de Saúde informa que a equipe de Vigilância em Saúde do Município realizou na manhã desta segundda-feira uma visita na residência mencionada e agendou a dedetização do imóvel para o período da tarde, a partir das 14h. Porém, esclarece que a última solicitação de visita protocolada para o endereço é de novembro de 2018, a qual foi realizada a época.

É importante ressaltar que a dedetização realizada combate o principal alimento do escorpião, as baratas. Ainda não existe um tipo de veneno específico para o combate aos escorpiões, por isso as pessoas dedetizam as casas e os bichos continuam aparecendo. Eles possuem um exoesqueleto, um tipo de carapaça, que os protegem. Vale reforçar também que são realizadas mensalmente dedetização do ponto estratégico, tendo como foco o cemitério.

Ainda para minimizar o problema relatado, algumas ações serão realizadas durante a semana. Uma equipe da Regional de Saúde de Sete Lagoas, a pedido da Secretaria Municipal de Saúde, realizará ação educativa no local e as mídias sociais da Secretaria de Saúde, bem como da Prefeitura, realizarão postagens relacionadas ao tema.

Com Por Dentro de Tudo

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA