Vereadores de Sete Lagoas se manifestam sobre flexibilização do comércio durante Reunião Ordinária

Foto: Ascom Câmara

A última atualização do decreto municipal que flexibilizou medidas de isolamento com reaberturas de lojas e shoppings da cidade gerou repercussão na Câmara durante Reunião Ordinária desta terça-feira (12). Vários vereadores aproveitaram a volta da comunicação pessoal, mesmo com o encontro virtual, para abordar o tema. O dia internacional do enfermeiro, comemorado neste 12 de maio, também foi muito lembrado.

O primeiro a se inscrever foi Milton Martins (Republicanos) que parabenizou “todos os profissionais de enfermagem nessa data especial. Estão na linha de frente nesse momento difícil. São guerreiros e guerreiras”. O parlamentar também disse que está retomando encontros com secretários para buscar cronogramas das ações do município.

Ismael Soares (PSD) aproveitou o espaço para destacar grandes oportunidades de cursos e faculdades para os jovens se formarem em Sete Lagoas. O parlamentar citou também que vai requerer um estudo para que a Guarda Municipal possa atender 24h em unidades de saúde como UPA e Hospital Municipal.

Líder do Executivo na Câmara, Fabrício Nascimento (Republicanos) falou um pouco da nova função que vem desempenhando para “agilizar os encaminhamentos e Requerimentos para os secretários”. Gilson Liboreiro (SD) informou que vem acompanhando a entrega das cestas básicas na rede municipal de educação e parabenizou os enfermeiros que fazem um “trabalho fantástico”.

Sobre o tema, Euro Andrade (PP) opinou que é “preciso valorizar e remunerar melhor essas pessoas (enfermeiros)”. Com relação ao trabalho feito junto ao Gabinete de Gestão de Crise, Euro opinou que o parecer que sai do órgão “é um só, o voto não é individual”. A fala do vereador é uma tentativa de resguardar o Comitê e para que os votos pessoais dos integrantes não sejam expostos.


Também com formação na área da saúde, Pr. Alcides (PP) classificou como “pessoas valentes”, os profissionais da área da enfermagem. Sobre a flexibilização do comércio, Pr. Alcides questionou que “se o shopping pode, comércios e outros serviços podem, porque a congregação não pode? A igreja cumpre um papel essencial na vida das pessoas”, entende ele que fez um “apelo” para reabertura de templos religiosos.

Marcelo Cooperseltta (PSC) pediu a liberação das atividades para o profissional que atua como personal trainer. “Não é volta das academias, mas, pelo menos, das pessoas que atuam como personal trainer. Esporte é saúde, com todas as medidas de segurança e higiene, claro”, completou.

Também sobre a flexibilização, o presidente Cláudio Caramelo (PP), opinou que “é muito mais fácil controlar a aglomeração de pessoas em templos religiosos pela liderança do que em shopping, por exemplo. Não vejo justificativa para a reabertura (de shoppings)”, completou.


O presidente anunciou, também, que até a próxima sexta-feira será entregue o Projeto de Lei sobre o plano de cargos e salários “que é uma reivindicação antiga da população”. O documento será repassado para que todos os vereadores possam contribuir antes de ser levado a votação.

A pauta apreciada no dia pode ser acessada pelo link que segue: https://sapl.setelagoas.mg.leg.br/sessao/pauta-sessao/505/

VIARedação
COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA