Guardas Municipais realizam curso para atuar na proteção de autoridades durante eventos especiais

Dois agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) de Sete Lagoas participaram do curso “Direção Reativa, Escolta Vip”, direcionado à escolta de autoridades, conhecida tecnicamente como segurança a dignitários. A qualificação foi realizada no último fim de semana, dando continuidade aos treinamentos de armamento e tiro realizados recentemente.

O treinamento abordou tópicos que incluem: segurança pessoal, combate veicular, manobras evasivas, direção defensiva, tiro reativo, formações e deslocamentos das equipes de segurança, posicionamento dentro das formações, embarque e desembarque da autoridade em condições normais, retirada da autoridade do local sob ataques, e simulação de segurança e escolta de autoridade. 

“Esta instrução tem como objetivo capacitar os guardas municipais para que realizem com excelência a proteção de autoridades e pessoas que possam visitar o município para questões de interesses da administração pública”, explica Sérgio Andrade, comandante da GCM.

Os dois agentes receberam instruções teóricas e práticas. O curso foi ministrado no Centro de Instrução Integrado de Segurança Pública e Privada – CIISSP, sediado em Nova Lima. A parte prática veicular foi ministrada na pista exclusiva da CNH Industrial/Iveco em Sete Lagoas.

Esta atribuição consta no Capítulo III, ART 5° da Lei 13.022 que diz – “Auxiliar na segurança de grandes eventos e na proteção de autoridades e dignitários”. A capacitação foi ministrada pelos instrutores Vinícius Cavalcante, Cláudio Rego, Eric Rubens, Rafael Albuquerque, Ramon Lúcio e Ricardo Augusto. “Agradecemos ao grupo CIISSP e à Iveco pela parceria”, finaliza Sérgio Andrade.

ARMAMENTO

Os agentes finalizaram, no início deste mês, o curso de tiro, uma das etapas finais do processo de armamento da CGM. O treinamento foi realizando em uma área específica para o fim e monitorado pela escola Tiro Rápido, uma das mais conceituadas de Minas Gerais. Todo o planejamento rumo a esta adequação é monitorado pela Polícia Federal que, inclusive, participa efetivamente deste período de encerramento. O treinamento foi uma exigência legal que determina 160 horas de prática, mais provas em alvos coloridos e humanóides utilizando revólver e pistola automática. Todo efetivo da GCM de Sete Lagoas participou.

VIARedação
COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA