Circuito intervém contra fechamento temporário de grutas

 

Foto: Ilustrativa/ Reprodução da Internet

No fim de fevereiro o Governo de Minas, por meio do Instituto Estadual de Florestas (IEF), informou que durante um breve período alguns parques do Estado poderão ter a visitação provisoriamente suspensa. O fechamento seria uma medida necessária e eventual até que sejam efetivados os funcionários que prestaram concurso no último domingo, 5, para integrar os quadros permanentes do Estado via MGS, empresa pública do Estado.

Diante da possibilidade de fechamento de importantes parques estaduais como as grutas Rei do Mato, Maquiné e Lapinha, o Circuito das Grutas se reuniu no último sábado, 4, com a diretoria do IEF, prefeitos e representantes dos municípios afetados, no auditório da Gruta Rei do Mato.

De acordo com o diretor geral do Instituto, João Paulo Sarmento, a ideia é que os serviços de pessoal, hoje prestados por uma empresa terceirizada e com contrato finalizado, sejam repassados à MGS o mais rápido possível. “A gestão das grutas é de responsabilidade do IEF. Não podíamos interromper o contrato vigente nem realizar mais um aditamento. Decidimos fazer via MGS, pois é uma empresa do Estado”, informou.

A MGS deverá aprovar 520 funcionários por meio de Processo Seletivo Simplificado para todos os parques estaduais. A expectativa é de que dentro de 30 dias os aprovados sejam contratados. Atualmente a Gruta de Maquiné conta com 28 funcionários, a Rei do Mato com dez e a da Lapinha com 42 colaboradores. “Priorizaremos a contratação de funcionários locais. As pessoas da região criam mais esse comprometimento e conhecem melhor a realidade local”, adianta o diretor do IEF.

 

Público

Em 2016 foram mais de um milhão de visitantes nas 27 unidades estaduais de conservação, incluindo as grutas. A Gruta de Maquiné foi a quarta mais visitada, com quase 50 mil turistas. Já a Gruta da Lapinha recebeu pouco mais de 30 mil visitantes no período, enquanto a Gruta Rei do Mato recebeu pouco mais de 20 mil turistas no ano passado. “Podemos chegar a 60 mil tranquilamente”, alega o diretor.

 

Municípios

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Trânsito, Transporte, Segurança Pública, Governo e Comunicação de Sete Lagoas, Bruno Violante, acredita na união de forças entre Estado e municípios para que as coisas se resolvam. “É o momento de darmos as mãos e não deixar que um monumento como a Gruta Rei do Mato feche ou até mesmo possa ser dilapidada se não tiver nenhum tipo de apoio. Existe grande possibilidade de apoiarmos. A prefeitura não tem condições de arcar sozinha com os custos da gruta, mas no que pudermos ajudar, o faremos”, informou.

Já o prefeito de Cordisburgo José Maurício Gomes mostrou preocupação. “Estamos tentando viabilizar o não fechamento da Gruta de Maquiné por um período transitório. Há uma mobilização na cidade e acredito que teremos uma solução positiva. Apesar de a responsabilidade ser do Estado, a gruta é de interesse público e tudo que for de interesse público o Município deve estar atento, afinal, toda a comunidade se beneficia da gruta”, acredita.

O secretário de Cultura, Turismo, Esporte, Lazer e Juventude de Pedro Leopoldo, Daniel Reis Costa, ressaltou a importância do Circuito Dr. Lund para o município. “O Parque do Sumidouro hoje abraça Pedro Leopoldo pelos distritos de Fidalgo e Quinta do Sumidouro que hoje dependem – e vão depender muito mais – de alavancar o turismo para geração de renda em nosso município”, ponderou.

 

Circuito das Grutas

De acordo com a presidente do Circuito das Grutas, Adriana Ferreira, as prefeituras vão colaborar para o não fechamento dos locais. “Elas irão funcionar principalmente nos fins de semana, período que recebem maior número de visitantes. Nos demais dias o horário será reduzido. Ficou agendada outra reunião no dia 15 para avaliarmos as primeiras duas semanas dessa medida emergencial e também para discutir as próximas semanas”, diz. No último fim de semana a Rei do Mato, por exemplo, não funcionou. A promessa é que as atividades sejam retomadas nesta quarta, 8.

As prefeituras agora estudam a cessão de funcionários nesse período emergencial. Cordisburgo, onde fica a Gruta do Maquiné, já se adiantou e cedeu temporariamente dois servidores da MGS que trabalham no Museu Casa Guimarães Rosa para atuarem no local.

 

Fotos: Nana Andrade

VIARedação
COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA