Onda de roubos e furtos em Sete Lagoas e região, confira dicas para proteger a sua moto

Nos últimos dias diversos roubos e furtos de motocicletas foram registrados em Sete Lagoas e região, diante disso, a redação do site Tecle Mídia decidiu trazer para você, motociclista, sete dicas de como evitar este tipo de crime.

1. Uso de correntes, travas e cadeados

Para proteger a moto, muitos proprietários utilizam as tradicionais correntes, por possuírem grande resistência — hoje em dia existem alguns modelos protegidos com capas plásticas, para não riscarem a moto. Além disso, há as travas metálicas, que podem ser colocadas no disco de freio ou na coroa da motocicleta. O mercado automotivo também dispõe de diferentes modelos de cadeados para moto, que servem tanto para amarrar a roda dianteira quanto a traseira.

Correntes, travas e cadeados são úteis para evitar o furto da moto, ou seja, quando o criminoso age sem ter contato com o proprietário do veículo. Além desses três dispositivos de segurança, também é essencial utilizar a opção de travamento do guidão, que já vem incluída de fábrica em quase todas as motos atualmente.

2. Cuidado ao estacionar e ao parar

Na correria do dia a dia, existem pilotos que às vezes esquecem a chave na moto. Isso, sem dúvida, facilita a ação de bandidos. Além disso, na hora de estacionar, é importante checar se não há movimento de pessoas suspeitas no local.

De preferência, é recomendável deixar a moto parada em lugares cobertos e seguros, como garagens. Se possível, pare a motocicleta perto de câmeras de vigilância.

3. Rastreadores para combater roubo de moto

Para lutar contra a ação criminosa, o motociclista precisa também utilizar a tecnologia. Por exemplo, existem no mercado automotivo vários modelos de rastreadores, que indicam a localização exata do veículo. Com isso, é possível passar para a polícia as coordenadas do paradeiro da moto.

O rastreador, portanto, pode ser muito útil no roubo de moto propriamente dito, isto é, quando há contato entre o criminoso e o proprietário do bem.

4. Sensores de presença e imobilizadores

Hoje em dia, as chaves das motos já possuem tecnologia agregada, que impedem o acionamento do veículo sem a chave vinda de fábrica. Alguns modelos de bloqueadores só deixam a moto ser ligada se houver um sensor de presença por perto. Além disso, imobilizadores não permitem que seja dada partida no veículo, bem como travam a bomba de combustível da moto.

5. Alarmes

O alarme é um dos dispositivos mais comuns de proteção contra a ação dos bandidos. Afinal, o aparelho emite um sinal sonoro forte, que atrapalha o furto e, em alguns modelos, também envia um sinal para o celular do proprietário.

Hoje em dia já há motocicletas que vem de fábrica com alarme. Em outros casos, o proprietário precisa instalar o dispositivo. Nesse caso, é importante realizar o serviço em locais especializados, que possuam o conhecimento técnico necessário para não danificar as partes elétrica e eletrônica da moto.

6. Atenção na hora de pilotar

Como na moto o piloto fica exposto, diferentemente do motorista de carro, é preciso ter mais cuidado na hora de trafegar. Por exemplo, evite andar à noite em locais desconhecidos, principalmente, se estiver sozinho na via.

Além disso, quem faz filmagens dos percursos, é necessário cuidar para não mostrar exatamente o trajeto de casa. Afinal, um vídeo na internet pode ser “o mapa” que uma pessoa mal intencionada precisava para realizar um crime.

7. Garagem

Como diz o ditado: “Prevenir é o melhor remédio”, com a sua moto também não é diferente. Sempre que possível, estacione ela em uma garagem fechada ou estacionamento vigiado, mesmo que por pouco tempo. Se você mora em um prédio ou condomínio, cubra a moto com uma capa e deixe ela o mais escondido possível.

Gostou do post de hoje? Então, compartilhe esse conteúdo nas suas redes sociais e ajude outras pessoas a prevenir o roubo de moto!

VIARedação
COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA