Entenda para que serve a amônia que vazou em empresa de Sete Lagoas

Momento em que o material vazou

Na noite de Sábado (16) moradores de Sete Lagoas, região metropolitana de Minas Gerais, foram surpreendidos por um forte odor que tomou conta de grande parte da cidade, diversos bairros relataram o odor que em pouco tempo foi descoberto como um vazamento de gás NH3, conhecido popularmente como amônia, em uma empresa da cidade. Alguns moradores tiveram que deixar suas casas para evitar os efeitos desse gás no organismo.

Por mais que gere danos a humanos, o gás é bastante comum de ser usado em câmaras frigorificas, ramo de atuação da empresa na qual houve o vazamento, esse produto se destaca nesse meio por ter baixo custo benefício e suas propriedades físicos-quimicas que gera elevado calor de vaporização, oque faz com que seja usado em grandes ambientes refrigerados. No campo ecológico esse gás é uma aposta correta, já que é tido como um gás natural, sendo assim, não apresenta risco para o aquecimento global e nem deterioração da camada de ozônio.

Em geral é entendido como um gás seguro, o risco ficando apenas quando há problemas na manutenção, que possa ocorrer o vazamento, como registrado na cidade, em ambientes fechados esses efeitos são potencializados. Ao entrar em contato com o gás, pode ser percebido um odor corrosivo, prejudicando as vias respiratórias, vias ocular e nasal. Em casos graves pode levar a óbito por asfixia química. Há legislação especifica que orienta sobre os manejos corretos a serem tomados em casos como esse.

Nota da empresa:

A Vibra informa que houve um vazamento de amônia proveniente de um compressor, na noite deste sábado (16), na unidade de Sete Lagoas, Minas Gerais. Os bombeiros foram acionados imediatamente ao ocorrido e controlaram a situação. A empresa está investigando os motivos que levaram ao incidente. A Vibra lamenta o transtorno causado nos arredores da unidade.



VIARedação
FONTEDionílio Evangelista Junior
COMPARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA