Manhuaçu registra morte por febre maculosa e alerta população

Doença é causada pelo carrapato estrela — Foto: BLOG DA NATUREZA/DIVULGAÇÃO

A cidade de Manhuaçu, na Zona da Mata mineira, registrou uma morte por febre maculosa. O município divulgou a informação nesta sexta-feira (2). A vítima é um homem de 53 anos que faleceu em 26 de abril e possuía comorbidades, como diabete, hipertensão e cardiopatia.

Segundo a prefeitura, a Vigilância em Saúde confirmou o diagnóstico após ser notificada. O homem era morador do bairro Nossa Senhora Aparecida, mas relatou ter tido contato com áreas com presença de carrapatos, como os bairros Ponte da Aldeia e Bom Pastor.

A prefeitura também pediu a população que evite locais que possam ter infestação de carrapatos, além de recomendar o uso de repelentes e roupas de proteção, como botas. Outra forma de prevenção é a capina e limpeza de pastos e lotes.

“A Prefeitura de Manhuaçu se solidariza com a família e roga a Deus para que conforte os seus corações”, informou o município em nota.

Febre maculosa

A febre maculosa é uma doença grave, transmitida ao homem pela picada do carrapato-estrela, infectado pela bactéria Rickettsia rickettsii. O carrapato se alimenta do sangue de animais, como cavalos, bois, cães e capivaras.

Os sintomas incluem febre alta; dor de cabeça; dores no corpo (principalmente na perna); mal-estar; náuseas e vômitos. Em alguns casos podem surgir manchas avermelhadas na pele, principalmente na palma das mãos e planta dos pés.

VIARedação
COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA