Doze municípios da região passam a fazer parte do novo Mapa do Turismo Brasileiro

Foram realizadas três reuniões microrregionais como estratégia de nivelamento de informações sobre as políticas de regionalização do setor

Foram encerradas no início do mês as inscrições para a inclusão de 12 municípios da região das Grutas na nova versão do Mapa do Turismo Brasileiro, válida para o biênio 2018/2019. O Mapa é um instrumento criado pelo Ministério do Turismo para destacar municípios que adotam o turismo como estratégia de desenvolvimento e nortear a definição de políticas públicas para o setor.

O trabalho de inclusão de municípios da região foi realizado pelo Circuito das Grutas. “Trata-se de um incentivo para que as microrregiões se associem e se auto-desenvolvam, além de facilitar a participação em licitações, editais e programas dos governos Federal e Estadual relacionados ao Turismo”, explica a presidente do Circuito das Grutas, Adriana Ferreira.

Mas não basta apenas a inscrição. De acordo com Adriana, é preciso que o município tenha um Conselho, Diretoria ou Secretaria dedicada ao Turismo, incluindo orçamento municipal para o setor e fazer parte de um circuito turístico. “Somente esses municípios poderão participar dos programas governamentais recebendo verbas como o ICMS Turístico”, aponta Adriana. Para a atualização do Mapa, foram realizadas oficinas e reuniões em todos os estados do país em seus respectivos Fóruns ou Conselhos Estaduais de Turismo.

O Circuito das Grutas vem, nos últimos anos, realizando esse trabalho de inclusão de municípios no Mapa que passaram de sete (Caetanópolis, Cordisburgo, Jequitibá, Lagoa Santa, Paraopeba, Pedro Leopoldo e Sete Lagoas) na atual versão do Mapa, para 12 este ano. Passam, portanto, a fazer parte também os municípios de Inhaúma, Funilândia, Capim Branco, Vespasiano e Baldim. Para isso, foram realizadas três reuniões microrregionais como estratégia de nivelamento de informações sobre as políticas de regionalização do setor. Os municípios aguardam agora a validação para confirmar se todos atenderam aos critérios do Ministério do Turismo.

Boa prática

O Tribunal de Contas da União e o Senado Federal reconhecem o Mapa do Turismo Brasileiro como um instrumento de gestão para orientar no desenvolvimento de políticas públicas regionalizadas e descentralizadas.

Legenda: Três reuniões microrregionais foram realizadas como estratégia de nivelamento de informações sobre as políticas de regionalização do setor.

VIARedação
COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA