Museu de Capim Branco é arrombado e tem armas antigas furtadas

Foto: Museu Histórico de Capim Branco

O Museu Histórico de Capim Branco, localizado no Centro, foi arrombado na madrugada de domingo (20/11). O autor danificou a porta dos fundos e furtou três armas antigas, que faziam parte do acervo do local. O prejuízo ainda não foi estimado, já que o prédio é tombado e reconhecida pela IEPHA – Instituto Estadual do Patrimonio Histórico e artístico de Minas Gerais.

De acordo com a Secretária de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, Grace Hyane, os contatos com o IEPHA para reparo da porta já foram iniciados. “O vidro do expositor, que não é um bem tombado, onde estavam as armas já foi trocado. Já a porta arrombada é um bem tombado. Entramos em contato com o órgão responsável e já solicitamos orçamentos para o reparo. É um gasto que não estávamos esperando e que vai cair nas costas do município. Ainda não temos noção dos valores”, explicou.

Conforme apurado, no dia do furto, haviam outros objetos que poderiam ter sido alvo do infrator. No entanto, apenas as armas foram levadas. “Foi a única coisa que demos falta. Essas armas foram encontradas enterradas no terreno do museu, na época da restauração. No dia anterior, no domingo, fizemos um evento na frente do Museu e estava tudo intacto”, concluiu Grace.

A Polícia Militar registrou o boletim de ocorrência e acionou a Polícia Civil para realizar a perícia técnica. Não há suspeitos.

Museu será reaberto – Ao ser questionada sobre a polêmica envolvendo o “fechamento” do Museu Histórico de Capim Branco que, praticamente, não teve atividades em 2017, a Secretária de Cultura informou que o espaço será reaberto no próximo dia 12 de Dezembro, dia do aniversário da cidade.

“O Museu estava só passando por uma reorganização, com apoio do Conselho de Patrimônio, que tem os mesmos membros da sociedade civil há vários anos. O evento de reabertura será no dia 12/12, mas ainda não temos detalhes para passar. O Museu voltará a funcionar de segunda a sexta, nos finais de semana e nos feriados”, informou Grace.

E o Impala? – Sobre o veículo histórico, adquirido na época para divulgar o Museu, a Secretária foi taxativa. “Não posso te dar um retorno sobre o que será feito com o veículo. É um bem do município e inventariado como peça do museu. O carro encontra-se da mesma forma que recebemos, funcionando e com manutenções em dia”, finalizou.

Com Por Dentro de Tudo

VIARedação
COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA