Ex-governador de Minas Gerais, Eduardo Azeredo é solto após decisão do STF

Foto: LUIS MACEDO / AGÊNCIA CAMARA – 11.2.2014

O ex-governador de Minas Gerais Eduardo Azeredo foi solto na tarde desta sexta-feira (8). O alvará foi expedido pelo juiz Marcelo Augusto Lucas Pereira, da Vara de Execuções Criminais da Comarca de Belo Horizonte.

Ex-tucano estava preso desde maio do ano passado após ser condenado em segunda instância no processo do mensalão mineiro.

A defesa do ex-governador protocolou o pedido de soltura nesta manhã. Na noite de quinta-feira, 7, o Supremo Tribunal Federal (STF) alterou entendimento adotado desde 2016 e derrubou a possibilidade da prisão após condenação em segunda instância, que é o caso do ex-governador.

A corte entendeu que, de acordo com a Constituição ninguém pode ser considerado culpado até que o processo transite em julgado, ou seja, quando não há mais possibilidade de recursos. Nesse caso, a prisão em segunda instância, segundo o STF, fere a presunção de inocência.

“Considerou-se, desta feita, que, em conformidade com o princípio do estado de inocência regulado no nosso ordenamento jurídico, a prisão é legal, somente depois do trânsito em julgado de sentença condenatória, para ser iniciado o cumprimento da pena, ou, antes disso, cautelarmente, observados os requisitos enumerados no art. 312 do Código de Processo Penal”, disse o juiz, na decisão.

Segundo o advogado do ex-governador, Castellar Modesto Guimarães Neto, a decisão era esperada após o novo entendimento do STF. “Preservou-se a garantia constitucional da necessidade do trânsito em julgado para a declaração da culpa”, disse.

O mensalão mineiro teria desviado recursos de empresas estatais do estado para financiar a campanha à reeleição de Azeredo em 1998.

Eduardo Azeredo foi condenado em segunda instância a 20 anos e um mês de prisão pelos crimes de peculato e lavagem de dinheiro. Ele está preso desde agosto de 2017 na sede do 1º Batalhão do Corpo de Bombeiros, em Belo Horizonte.

Esta matéria está em atualização

FONTEO Tempo
COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA