Prefeitura de Matozinhos mantém comércios fechados

Foto: Reprodução da Internet

A Prefeitura de Matozinhos prorrogou o Decreto 3.323, de 20 de março de 2020, que estabelece o fechamento do comércio até o dia 05 de abril, ou seja, até o próximo domingo. A decisão tomada nesta terça-feira (31) impede que comércios não autorizados voltem ao funcionamento nesta quarta.

“Essa definição foi tomada a partir das recomendações do Ministério Público de Minas Gerais da Comarca de Matozinhos, do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Defesa da Saúde – CAO Saúde e pelo estado de calamidade pública reconhecida pelo Decreto Estadual, decorrente da pandemia do Coronavírus (COVID-19). Logo, a Prefeitura Municipal não poderia ir de encontro às decisões que estão permeando o Estado de Minas Gerais”, informou em nota a Prefeitura.

QUEM PODE: A suspensão do atendimento NÃO SE APLICA aos seguintes estabelecimentos: farmácias e drogarias, hospitais e clínicas médicas, laboratórios, clínicas
odontológicas e veterinárias, supermercados, lojas de conveniência, loja de venda de
alimentação para animais, distribuidoras de água e gás, açougues e peixarias, oficinais
mecânicas, postos de combustíveis, hotéis e pousadas. Além desses, foi acrescentado após
Portaria Ministerial nº 116, de 26 de março de 2020, os seguintes produtos e serviços
considerados como essenciais: materiais de construção; embalagens; borracharias e
comercialização de insumos agropecuários, medicamentos de uso veterinário, vacinas,
material genético, suplementos, defensivos agrícolas, fertilizantes, sementes e mudas e
produtos agropecuários.

CONTINUAM SUSPENSOS, por tempo indeterminado, os alvarás emitidos para a realização de atividades com potencial de aglomeração de pessoas em especial: casa de shows, espetáculo, boates, danceterias, salões de dança, casa de festas, eventos e recepções, feiras, exposições, congressos e seminários, teatro e apresentações artísticas, clubes de serviço e de lazer, clínica de estética, salões de beleza e barbearias, clínicas médicas e psicológicas credenciadas pelo Detran, circos e parques em geral, além do atendimento presencial ao público em estabelecimentos comerciais em geral, incluindo bares e restaurantes.

EXPECTATIVA FRUSTRADA – Mesmo cientes da gravidade do problema causado pelo coronavírus, a expectativa dos comerciantes em geral era que o funcionamento voltasse ao normal nesta quarta-feira, dia 01, após oito dias fechados. “Entendemos que é uma questão de saúde, mas as contas também precisam ser pagas. Sem trabalhar não teremos como honrar com os compromissos, inclusive funcionários. Isso é tão grave quanto ao vírus”, disse um empresário, que preferiu não ter o nome revelado.

“Apesar de entender o posicionamento de muitos comerciantes é preciso a união de todos
Isso tudo vai passar! Orientamos ainda, que o isolamento social continue sendo respeitado; as pessoas devem evitar ao máximo sair de suas casas sem necessidade, no entanto, o comércio local pode intensificar as suas vendas via telefone e meios on-line”, concluiu em nota da Prefeitura.

Com: Por Dentro de Tudo

VIARedação
COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA