Greve do Metrô em BH: estações amanhecem fechadas nesta quarta-feira (05)

Greve do Metrô em BH: estações amanhecem fechadas nesta quarta-feira — Foto: Videopress Produtora

As estações do metrô em Belo Horizonte e Contagem, na região metropolitana, amanheceram fechadas nesta quarta-feira (5) devido à greve geral dos metroviários. A categoria avisou que não vai cumprir a escala mínima determinada pela Justiça nessa terça-feira (4).

Na estação Eldorado, em Contagem, muitos usuários do transporte público chegaram ao local sem saber do anúncio da paralisação total das atividades. É o caso da doméstica Elizangela Márcia de Souza, 48 anos, que não sabe como vai chegar no trabalho. Ela mora no bairro das Indústrias, em Contagem, e trabalha em Pedro Leopoldo, também na região metropolitana. “Agora não sei como vou fazer. Se o patrão vem buscar ou se eu volto pra casa. Olha só o tanto de pessoas aqui esperando pelo metrô. Está complicado”. Elizangela pegaria o metrô na estação Eldorado e seguria viagem até a Vilarinho, onde pegaria um ônibus até o trabalho.

Paralisação

Em greve, os metroviários protestam contra a privatização da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) em Minas Gerais. Uma assembleia da categoria nesta quinta-feira (6) definirá os rumos da paralisação. Uma decisão na Justiça estipulou multa diária de R$ 70 mil para o sindicato da categoria em caso de descumprimento da escala mínima de 60% das viagens dos trens. Apesar disso, a paralisação total está mantida.

A categoria iniciou a paralisação em 25 de agosto, após o Tribunal de Contas da União (TCU) autorizar a privatização da CBTU em Minas. Foi a última etapa burocrática antes da publicação do edital de concessão. No início da atual greve, o metrô de BH ficou dois dias sem operar. A partir de decisão da Justiça, no entanto, os metroviários implementaram escala mínima, com 60% do número de viagens.

VIARedação
COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA