Festival internacional de capoeira movimenta Sete Lagoas

Foto: Divulgação

Vem aí o maior evento de capoeira da história de Sete lagoas! No próximo domingo, dia 24 de setembro, será realizado o evento Ginga Juventude Sete Lagoas, com o envolvimento de pelo menos 500 famílias da cidade e região. As atividades serão desenvolvidas na orla da Lagoa da Boa Vista, a partir das 9 horas da manhã.

Uma das principais funções do evento é a abordagem de temas sociais. Nesta edição o tema abordado será a prevenção às drogas.

Participam do Ginga Juventude pessoas das mais variadas faixas etárias, incluindo desde crianças de 4 anos até idosos de 95 anos.

O Ginga Juventude é um projeto que tem como missão a contribuição para minimizar  as   desigualdades   sociais,   ou   seja,   interferir   na realidade que afeta as condições de vida e o desenvolvimento das pessoas que vivem sob riscos sociais. Esta contribuição é mais efetiva (ou  tem  um  maior   potencial   de   influência)   na   vida   de   crianças   e jovens,   devido   a   esses   ainda   serem   dependentes,   econômica   e afetivamente, e com sua capacidade cognitiva e psicológica e valores sociais   ainda   em   formação.   Neste sentido, torna-se fundamental minimizar o tempo e a  frequência  de  exposição dessas  crianças   e jovens aos riscos atuais.

Outro importante foco do evento é a valorização da criação de expressão e arte, além de difundir o lazer como vivência lúdica, objeto e veiculo de educação, de socialização democrática  e   de   desenvolvimento pessoal, cultural e social, tendo em vista contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população. Também visa estimular as ações   artísticas   e   culturais,   produção,   difusão   e divulgação da capoeira.

Por fim, objetiva desenvolver relações entre os saberes e a valorização dos mestres no repasse do conhecimento adquirido da arte e o cuidado com a preservação das manifestações artísticas, valorizando e conhecendo a produção artística dos múltiplos grupos sociais, fortalecendo o  envolvimento   e   o compromisso   da   comunidade   e   da família   com   as   ações   da   arte   e   lazer   propostas,   construindo   ou resgatando  vínculos   de   base do desenvolvimento   humano,   como  a família, a escola e a comunidade.

É um projeto que tem como missão a contribuição para minimizar as desigualdades sociais, ou seja, interferir na realidade que afeta as condições de vida e os desenvolvimento das pessoas que vivem sob riscos sociais.

Os organizadores do evento são os instrutores Simpson e Gato Preto, com a supervisão do Mestre Ray.

O instrutor Simpson comenta sobre a importância da capoeira em Sete Lagoas: “É um meio de transformação social, psicológica e física para as pessoas, além de servir também como profissão, fazendo com que o próximo tenha educação e disciplina através da arte”.

O instrutor Gato Preto destaca os aspectos que envolvem o projeto Capoeira Pedagógica: “ Esse projeto foi responsável por levar um grupo de crianças e adolescentes para uma culminância em Salvador, onde tiveram experiências sobre a capoeira. O tema escolhido, Drogas, saiba dizer não, tem como objetivo reforçar o trabalho que já vem sendo feito dentro do grupo Oficina da Capoeira em outras cidades e países.

Demais informações sobre o Ginga Juventude Sete Lagoas podem ser obtidas através do seguinte contato: 31-99894-3219 (Professor Simpson).

VIARedação
COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA