Coletivo Interiorizar retrata setelagoanos na exposição Por Entre Ruas

Bené – Foto Renata Ataíde

O Coletivo Interiorizar vai marcar presença no Festival Nacional de Arte e Rua que ocorre entre os dias 16 e 31 de agosto. Com a exposição Por Entre Ruas, o grupo irá retratar por meio de fotografias a história de moradores que trabalham nas ruas de Sete Lagoas. As fotos ocuparão cinco espaços da cidade: Praça Tiradentes, Parque Náutico Boa Vista, Praça do CAT, Praça da Feirinha  e Praça do Nova Cidade. Dentre as pessoas retratadas, estão figurinhas conhecidas pelos sete-lagoanos como o Bené e o Pelé, famosos vendedores de balas da cidade. “Quem for conferir, vai identificar alguns personagens, porque são pessoas pelas quais passamos durante o dia e muitas vezes, desenvolvemos algum tipo de empatia. O objetivo era trazer quem habita e consequentemente, constrói o cenário urbano, por se tratar de um festival de rua”, conta Renata Ataíde, integrante do grupo e organizadora da exposição.

Ao todo, serão 20 retratos no formato 2×2 em preto e branco que serão expostos em estruturas metálicas  alocadas nos cinco espaços, onde também estarão acontecendo outras atrações da programação. Para construir a exposição, treze fotógrafos saíram às ruas e além de registrar o trabalho dessas pessoas também ouviram a história de vida deles. “ A experiência foi extremamente intensa, porque as vivências que registramos foram envolventes. A gente passa todo dia por aquela pessoa, mas não sabe como é o dia a dia dela, a batalha pessoal de cada um”, afirma Bruna Aguiar, integrante do grupo.

Para quem quiser conferir as histórias desses moradores, cada lugar que tiver a exposição terá em sua ficha técnica um QR Code que direcionará o visitante para o site do Coletivo. No endereço virtual, estarão listados todos os relatos. Cada uma das 20 histórias retratadas, traz uma peculiaridade. “Retratamos desde o Zé Vaqueiro que vende o leite na região do Progresso até a Adilma que vende títulos de recompensas no centro. Esse trabalho foi mais uma oportunidade de conectarmos com a nossa história e registrá-la”, conta Renata.

O evento tem o patrocínio da Cimento Nacional e do Governo de Minas, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. A gestão da Espaço Ampliar e curadoria de Alan Keller, com apoio da Prefeitura de Sete Lagoas e da Dedetizar.

Dia Mundial da Fotografia

Além da exposição Por Entre Ruas que permanecerá durante todo o Festival, o coletivo de fotógrafos que reúne profissionais e amadores farão ainda uma outra intervenção no evento.

Na segunda-feira, 19, no Dia Mundial da Fotografia, o grupo marcará presença na Praça do Cat onde promoverá dinâmicas com quem passar pelo local. Dentre elas, ocorrerá a Catira Fotográfica em que para ganhar uma foto de um dos fotógrafos do grupo, a pessoa que estiver passando terá que oferecer algo em troca.

SERVIÇO Exposição Por Entre Ruas

Data: 16 a 31 de agosto

Horário: durante todo o dia

Locais: Praça Tiradentes, Parque Náutico Boa Vista, Praça do CAT, Praça da Feirinha  e Praça do Nova Cidade.

 

SERVIÇO Dia Mundial da Fotografia

Data: 19 de agosto

Horário: 10h às 12h e 16h às 18h

Local: Anfiteatro da Praça do CAT

 

 

VIARedação
COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA